A Vida Bem-Me-Quer Projeto Guerreiras do Calendário lança quarta edição hoje Iniciativa arrecada fundos para luta contra o câncer de mama

Por: Carol de Sá Leitão

Publicado em: 26/10/2016 08:06 Atualizado em: 26/10/2016 08:16

Ilustrando as páginas do calendário estão 12 mulheres que enfrentam ou já enfrentaram câncer, cada uma representando um mês. Foto: Divulgação
Ilustrando as páginas do calendário estão 12 mulheres que enfrentam ou já enfrentaram câncer, cada uma representando um mês. Foto: Divulgação
O projeto Guerreiras do Calendário, que apoia mulheres com câncer, adotou neste ano o tema A Vida Bem-Me-Quer. O valor arrecadado com a venda dos exemplares 2017, que serão lançados na noite de hoje, será revertido para a compra de um novo mamógrafo para o serviço de mastologia do Hospital Universitário Osvaldo Cruz. De acordo com a organização do projeto, que está em sua quarta edição, a escolha da unidade se deu por conta da importância que o hospital desempenha no atendimento à população. O novo equipamento que será adquirido é digital e custa R$ 1,1 milhão.

Para contribuir com a campanha, é possível comprar um calendário pelo valor de R$ 25 em um dos pontos de venda, como o Instituto Cristina Tavares, na Boa Vista, ou a loja As Marias, em Setúbal. A campanha também está sendo realizada na internet, com a página no Facebook a Guerreiras do Calendário.

Ilustrando as páginas do calendário estão 12 mulheres que enfrentam ou já enfrentaram câncer, cada uma representando um mês. Das modelos desta edição, apenas uma não teve câncer de mama, mas enfrentou um linfoma de Hodgkin. As fotos das mulheres foram feitas pela fotógrafa Kaká Moraes, num ensaio nos jardins da Oficina Francisco Brennand, onde as modelos se utilizaram do cenário para mostrar que há como se ter vida mesmo com o tratamento.

A idealizadora do projeto é a delegada Verônica Azevedo, que enfrentou um câncer de mama em 2012. Ela conta que a ideia do Guerreiras do Calendário surgiu após assistir a um filme durante o tratamento. “Eu estava afastada do trabalho e assisti ao filme Garotas do Calendário (2003), que falava de mulheres que se uniram para ajudar um hospital oncológico onde o marido de uma delas passava por tratamento. Imaginei que poderia me unir a outras mulheres para ajudar também”, relatou.

Verônica explica que a primeira edição foi realizada através de indicações da fisioterapeuta que a atendia no Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP). “Hoje, a ação é feita através de voluntárias. Muitas vezes, como este ano, tinham mais mulheres se candidatando do que meses no ano”, comemorou. A delegada atribui o número de voluntárias ao crescente alcance da campanha.

Ela explica também que todo o processo, desde o primeiro ano, foi feito através de parcerias e com o intuito de ajudar hospitais que fizessem tratamentos oncológicos. “Fizemos o projeto com vários fotógrafos voluntários e com agências publicitárias. Este ano, foram Kaká Moraes com a fotografia e Ítalo Bianchi Comunicação”, pontuou.

Em cada mês, uma mulher estampa a página e conta a sua história de superação. No lançamento, marcado para as 19h30 no Spettus Derby, as 12 mulheres estarão presentes fazendo seus relatos.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL