Diario de Pernambuco
Busca
Saúde Sem leite materno, atendimento no Hospital Agamenon Magalhães pode ser prejudicado Alimento no estoque deve durar aproximadamente duas semanas e há 35 bebês necessidanto

Publicado em: 28/09/2016 16:14 Atualizado em:

Unidade pede para que as mamães doem e ajudem a continuar o tratamento de quem precisa. Foto: Miva Filho/SES/Divulgação
Unidade pede para que as mamães doem e ajudem a continuar o tratamento de quem precisa. Foto: Miva Filho/SES/Divulgação
O Hospital Agamenon Magalhães (HAM), no bairro de Casa Amarela, emitiu um alerta sobre o baixo estoque de leite materno no Banco de Leite da unidade de saúde. Atualmente, 35 bebês estão internados e precisam do alimento, 15 deles estão na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e os outros 20 na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI). De acordo com a direção, só há 22 litros de leite no estoque, o suficiente para cerca de duas semanas.

"É urgente a necessidade de doar o leite excedente para os bancos de leite do Estado, entre eles o HAM. Nosso estoque está baixo, o que pode prejudicar o atendimento de crianças internadas", pediu a coordenadora do Banco de Leite Humano do HAM, Agnes Avelino. Para doar, é importante que a mãe esteja saudável e sem fazer uso de antibióticos. Caso a mãe tenha apresentado algum sintoma de arboviroses, a doação pode ocorrer pelo menos 30 dias depois do desaparecimento dos indícios.

PARA DOAR

As mães que produzem leite em excesso podem ligar para o banco para fazer a doação através do número 3184.1690. Além do leite, os bancos e postos de coleta também recebem postes de vidro com tampa plástica (tipo pote de café ou maionese), essenciais para fazer o armazenamento do alimento.
 
COMO FAZER

Para fazer a retirada do leite, a indicação é que a mãe use um lenço para proteger a boca e a cabeça, além de higienizar as mãos antes de iniciar o processo. O produto deve ser armazenado em potes de vidro com tampa de plástico, como os de maionese ou café.

Basta levar uma panela com água ao fogo e quando começar a ferver, colocar os potes. Eles devem ser retirados de 15 a 20 minutos depois. O papel que vem na parte interna da tampa também precisa ser retirado antes de todo o processo. No vidro esterilizado, o leite ordenhado pode ser armazenado no freezer para que dure até 15 dias.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL