Local Diario Urbano: bem-vinda seja a criação de um índice para medir o desenvolvimento cicloviário no Recife

Por: Jailson da Paz

Publicado em: 15/09/2016 09:05 Atualizado em:

Em um tempo de achismos, bem-vinda seja a criação de um índice para medir o desenvolvimento cicloviário no Recife. Em seus primeiros resultados, conhecidos ontem, a discussão posta em mesa pela Ameciclo trata do tamanho da malha viária da cidade, contudo sem cair na armadilha de se limitar a números. Traz o elemento qualidade. Ao fazer tal inclusão, o índice diz o que para muitos pode parecer óbvio, embora não o seja: a importância de se ampliar a rede destinada às bicicletas. Mas ampliar se apropriando do que melhor se executa mundo afora. Um dos exemplos está no índice que inspirou a criação do índice  local, o de Copenhagen, capital dinamarquesa. Por lá, avalia-se a infraestrutura da cidade com frequência planejada. Aqui, pretende-se o mesmo. Respeitado o planejamento de avaliação, o Recife terá ao alcance dados para corrigir os pontos fragéis, como sinalização e sombreamento insuficientes e falta de continuidade da malha. E fortalecer o que de bom existe na infraestrutura. Corrrigir ou não será opção política dos gestores. Esses jamais poderão justificar desconhecimento da causa.

Meio quilômetro
Está complicado atravessar a PE-01, no Janga, em Paulista. Em fase de duplicação, a rodovia não dispõe de novas faixas de pedestres. Dependendo da altura em que moram ou descem de ônibus, transeuntes caminham quase meio quilômetro para chegar a um semáforo..

Avançam o sinal
Andar quase meio quilômetro não é a garantia para se atravessar seguramrente  a PE-01, no Janga. É corriqueiro carros, principalmente os que saem de um posto de combustível, desrespeitarem o semáforo em frente a um laboratório de análises clínicas.

Querem um parque
Mal foi posto de pé, o canteiro de obras para construção de um conjunto habitacional no terreno do antigo aeroclube, no Pina, despertou parcela dos recifenses a pedir que se erga ali um parque ecológico. Lembra a polêmica do Dona Lindu, em Boa Viagem.

Famílias do Pina
Defensores do parque no lugar do aeroclube dizem que o verde compensaria o verde estruído para se abrir a Via Mangue. A proposta é possível, pois o conjunto, de quatro prédios destinado a famílias do Pina, ocupa somente parte do terreno.

Higiene precária
Foram classificadas como péssimas, por fiscais da Superintendência Reigonal do Trabalho, a higiene e a limpeza das instalações sanitárias dos barcos que transportam mercadorias para o arquipélago de Fernando de Noronha. Os fiscais vistoriaram mais de 40 veículos.

Doses para fugir
As apreensões de serpentinas para se produzir aguardente nas unidades prisionais, como as de ontem e de terça-feiraCaruauru e Pesqueira, extrapolam o vício. Integrantes de serviços religiosos dizem que a bebida, em muitos casos, é fuga para medo e pressão

Abrigo de idosos
Casa de  dezenas de idosos, o Abrigo de São Francisco, no Cabo, está em campanha para executar reformas recomendadas pelo Ministério Público.Ingresso para jantar marcado no dia 28 deste mês no Shopping Costa Dourado, no valor de R$ 50,está à venda.

Pela metade
A antiga placa diz muito da resistência da Estação Ponte D’Uchoa, nas Graças.Só não revela a quantos acidentes de automóveis. Três ocorreram desde 2013, ano em que um carro capotou e destruiu parte do monumento, construído em 1865.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL