Compesa Ação de vândalos prejudica abastecimento de água em Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima Já é a terceira vez que o problema acontece

Publicado em: 01/09/2016 16:48 Atualizado em: 01/09/2016 16:55

Barramento provisório danificado. Foto: Compesa/Divulgação
Barramento provisório danificado. Foto: Compesa/Divulgação
A Compesa está com dificuldades para cumprir o calendário de distribuição de água de Olinda, Paulista, Igarassu e  Abreu e Lima. Uma das captações do Sistema Botafogo, a  do  Rio Arataca, em Igarassu, está  sem funcionar após o rompimento da estrutura que permite a elevação do rio a montante da captação para o bombeamento da água para a Estação de Tratamento de Botafogo. Essa captação, uma barragem de nível, contribui com 380 litros/água/por segundo.

De acordo com a Compesa, após a ocorrência do acidente, os técnicos  da Compesa tentaram retomar a operação da unidade, em caráter emergencial, construindo um barramento provisório. No entanto, ações de vândalos destruíram o barramento por três vezes e, com isso, impossibilitaram o retorno da operação da captação.

Segundo o gerente de Produção da Compesa, Euris Oliveira, já foram realizadas duas reuniões com a comunidade que reside no entorno da região para explicar que a atitude estava prejudicando o abastecimento. “As lideranças garantiram que tal procedimento não foi feito pelos moradores e que o ato partiu de alguém isoladamente. Confirmaram apoio ao trabalho da Compesa, que também se comprometeu em disponibilizar um vigilante para coibir novas investidas”, detalhou o gerente.

A expectativa é que os técnicos consigam finalizar o barramento até sábado e, assim, retomar a operação da unidade. As obras, a ação definitiva, será programada para os próximos dias e deverão durar 30 dias. A recuperação da estrutura da captação  custará R$ 150 mil.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL