Diario de Pernambuco
Busca
Cidadania Passeio inclusivo do Olha! Recife acontece neste domingo

Publicado em: 26/08/2016 20:42 Atualizado em:

O Olha! Recife vai ganhar roteiros inclusivos regulares a partir deste mês. Para que todos possam usufruir das histórias que a cidade tem para contar, foi anunciada nesta quarta-feira, durante a 15ª Semana da  Pessoa com Deficiência, a estreia do Olha! Recife Inclusivo. Os primeiros passeios, com destino à obra do artista plástico Francisco Brennand, serão oferecidos neste sábado e domingo.

O projeto é resultado de uma parceria com o Grande Recife Consórcio de Transporte e o Sindicato das Empresas de Fretamento de Pernambuco (Sinfrepe), a Santur Viagens e a Asa Branca Turismo. E tem o objetivo de assegurar acesso às políticas públicas, ao lazer e ao livre usufruto da cidade para uma expressiva parcela da população recifense.

Os passeios serão oferecidos duas vezes por mês, sempre aos sábados, dentro da programação regular do projeto Olha! Recife. Realizados em vans  adaptadas e num micro-ônibus, os roteiros terão temas que mudarão todo mês. E serão acompanhados por um guia de turismo, intérprete de Libras e audiodescritor.

Para cada passeio, serão disponibilizadas 41 vagas: 29 em um micro-ônibus e 12 em duas vans adaptadas. Das vagas, 3 serão destinadas a pessoas com diferença intelectual e mais 3 para seus respectivos acompanhantes; 3 para surdos e pessoas com acuidade auditiva diminuída e outras 3 para seus acompanhantes; 3 para cegos ou pessoas com acuidade visual reduzida e outras 3 para seus acompanhantes; 8 vagas para cadeirantes e 8 para seus acompanhantes; e 2 vagas para usuários de muletas, andadores, com redução/amputação de membros  e/ou próteses, além de pessoas idosas com mobilidade reduzida e duas para seus acompanhantes.

As demais vagas serão destinadas aos guias de turismo, intérprete de língua Brasileira de Sinais (Libras), audiodescritor e mais um técnico de apoio, além de representante da Secretaria de Turismo e Lazer, responsável por receber e acomodar os participantes.

Como participar

As inscrições devem ser feitas pelo telefone, nesta sexta-feira, a partir das 9h. Os interessados devem ligar para 3355-8605.

Para os passeios deste fim de semana, os inscritos devem chegar com 30 minutos de antecedência. Nas duas ocasiões, a saída será da Praça do Derby, que conta com dois abrigos cobertos, de onde sai a linha especial Expresso Arena. Cada roteiro terá, em média, quatro horas de duração.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL