Diario de Pernambuco
Busca
PF Operação tenta desarticular quadrilhas de tráfico de drogas e contrabando de armas Mandados de prisão e busca e apreensão estão sendo cumpridos nos estados de Pernambuco, Paraná e Mato Grosso do Sul

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 31/08/2016 10:32 Atualizado em: 31/08/2016 10:35

A Polícia Federal em Pernambuco deflagrou na manhã desta quarta-feira uma operação para desarticular organizações criminosas que atuam, interligadas, nos estados de Pernambuco, Paraná e Mato Grosso do Sul num esquema de tráfico transnacional de maconha e cocaína e contrabando de armas de fogo de uso restrito. De acordo com as investigações, as organizações criminosas são de alto grau de periculosidade e vêm negociando de forma reiterada diversos carregamentos de drogas ilícitas, armas de fogo e munição.
 
A Operação Minotauro foi iniciada esta madrugada com a atuação de 130 policiais federais nas ruas, sendo 43 em Pernambuco. O objetivo é cumprir 12 mandados de prisão, três deles em Pernambuco, cinco no Paraná, um em São Paulo e um no Mato Grosso do Sul e ainda e 21 mandados de busca e apreensão distribuídos em cinco estados: Pernambuco, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Santa Catarina.

Os mandados foram expedidos pela 13ª Vara Federal – Seção Judiciária de Pernambuco, fruto do inquérito policial em tramitação na Superintendência Regional de Policia Federal em Pernambuco. Sequestro de bens e bloqueio de contas bancárias também foram determinados pela justiça, além de quatro conduções coercitivas destinadas a pessoas supostamente relacionadas ao processo de lavagem de dinheiro, entre elas, titulares de contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas com vultosa movimentação financeira.

As investigações começaram em 2015, com a identificação de remessa de 1.257kg de maconha de origem paraguaia para Pernambuco, droga remetida pela organização criminosa estabelecida no Paraná. A polícia constatou que o fornecimento das drogas e armas de fogo era promovida mediante pagamento em espécie, depósitos bancários e, inclusive, troca por automóveis, motivando mandados de busca específicos para alguns veículos identificados nessas condições, ainda que já estejam na posse de terceiros.
 
Durante os trabalhos, foram apreendidas aproximadamente quatro toneladas de drogas. As apreensões aconteceram nos estados de Minas Gerais, em setembro de 2015; em Alagoas em novembro de 2015; em Pernambuco em março de 2016 e no Paraná em maio deste ano.As investigações apontaram para um prejuízo na ordem de R$ 5 milhões e adoção de práticas violentas, como meio de persuasão e retaliação, envolvendo ameaças de morte, lesões corporais gravíssimas e homicídios.

Ainda de acordo com a PF, os integrantes da organização criminosa serão responsabilizados criminalmente pela prática dos crimes de associação e tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e por constituir ou integrar organização criminosa, crimes tipificados nos artigos 33, caput, e 35 c/c 40, inciso I da lei 11.343/06, artigo 1º da Lei 9.613/98 e art. 2º, §4º, inciso V da lei 12.850/2013. Em caso de condenação, as penas somadas podem chegar a 65 anos de reclusão.
 
Até o momento, nove mandados de prisão já foram cumpridos e apreendidas duas caminhonetes S-10, um Jeta, uma Land Rover, um gol, uma Hilux, um ônix e uma motocicleta Honda Hornet CB600, avaliados num total de cerca de R$ 500 mil. Os presos, após os indiciamentos e interrogatórios, serão apresentados a Justiça Federal para audiência de custódia e em seguida serão encaminhados para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima. Os presos em outros estados serão indiciados e interrogados na correspondente unidade da Polícia Federal e transferidos para Pernambuco, onde todos permanecerão à disposição da Justiça Federal.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL