Diario de Pernambuco
Busca
Transtornos Moradores do Pina sem energia desde 1h da madrugada Uma pipa em contato com o circuito de alta tensão, causando a interrupção no fornecimento de energia, normalizado às 9h40

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 31/08/2016 09:08 Atualizado em: 31/08/2016 12:01

Moradores do Jardim Beira Rio, no Pina, Zona Sul do Recife, estão sem energia elétrica desde à 1h da madrugada desta quarta-feira. De acordo com a comerciária Vanessa Dias, de 24 anos, o fornecimento de energia foi interrompido após serem ouvidos dois sons de explosões. Ao chegar ao trabalho, no Shopping RioMar, Vanessa encontrou algumas lojas do centro de compras também sem energia elétrica, o que levou a um atraso de cerca de 40 minutos na abertura das lojas.

Em nota, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informou que uma pipa em contato com o circuito de alta tensão que supre um trecho do bairro do Pina, causando a interrupção ocorrida na madrugada desta quarta-feira. Equipes enviadas ao local restabeleceram a energia para cerca de 80% dos clientes afetados nas primeiras intervenções e a energia foi foi completamente normalizada às 9h40.

Não houve relação com o incêndio registrado na noite de ontem na Subestação São Benedito, localizada no bairro de Peixinhos, Olinda. Também por meio de nota, a companhia informou hoje que está analisando as causas da ocorrência. Os equipamentos avariados serão recolhidos e submetidos a avaliações técnicas. O laudo conclusivo deve ser finalizado no prazo mínimo de 10 dias. Preliminarmente, a empresa apurou que o incêndio foi provocado por um curto-circuito, de causa ainda não identificada, danificando um equipamento de proteção denominado religador.

O fornecimento da energia foi restabelecido, gradativamente, a partir da meia-noite, após autorização do Corpo de Bombeiros, que atuou no controle das chamas. Por volta das 3h desta quarta-feira (31), todas as localidades afetadas tiveram o fornecimento totalmente normalizado por suprimentos alternativos. As equipes permanecem na unidade trabalhando na substituição dos equipamentos danificados pelo fogo.

 

O incêndio causou um forte clarão visto em diversos bairros de Olinda e do Recife. A ocorrência deixou pelo menos sete localidades sem energia elétrica, teve forte repercussão nas redes sociais. De acordo com a Celpe, o serviço foi restabelecido e a luz voltou às localidades atingidas pelo desligamento do sistema. Ainda segundo a companhia, os bairros nas imediações de Peixinhos, local do acidente, voltaram a ter luz por volta da 0h e, às 3h, todo o fornecimento foi restabelecido. A empresa informou ainda que as causas do acidente ainda estão sendo investigadas.

Os bombeiros informaram que também houve vazamento de óleo mineral, utilizado para alimentar o equipamento. Moradores da área próxima se dividiram entre a curiosidade quanto ao combate ao incêndio e, depois, a operação dos técnicos da Celpe e a preocupação com prejuízos com equipamentos elétricos.

Para quem estava mais próximo da subestação, as explosões provocaram medo. "Quando ouvi, pensei que tivesse caído um avião. Parecia que o mundo estava acabando", contou o frentista Jeferson Reis, 26 anos, que trabalha em um posto ao lado da subestação da Celpe. "Eu devia ter gravado um vídeo, mas quando começaram as explosões eu só pensei em sair", acrescentou seu colega Widson da Rocha Viana Júnior, 23. Jeferson disse ainda que os dois ainda conseguiram fechar o sistema e encerrar o turno.

Por causa do fogo, faltou energia nos bairros de Água Fria, Arruda, Beberibe, Dois Unidos, Encruzilhada, no Recife, e Aguazinha e Peixinhos, em Olinda. A previsão da Celpe era de que o restabelecimento da luz elétrica só ocorresse durante a madrugada. Moradores de bairros mais distantes, como a Lagoa do Araçá, na Zona Sul do Recife, também relataram ter visto o clarão, que foi notado em praticamente toda a capital.

Toda a área em torno da subestação foi isolada por policiais militares, que acabaram sendo obrigados a pedir reforços em função da quantidade de pessoas que correram ao local com a intenção de acompanhar os trabalhos. Apenas uma faixa de tráfego da Avenida Presidente Kennedy foi liberada para circulação de veículos, em duas mãos.

Assim que a equipe da Celpe desligou os circuitos, os bombeiros iniciaram o combate ao fogo com as equipes de duas viaturas e cinco mil litros de água. O incêndio foi considerado de pequena proporção e não deixou feridos.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL