Transporte Moradores de Caetés I e II denunciam extinção de linha de ônibus Mudança aconteceu há cerca de dois meses, devido a inauguração do Terminal Integrado Abreu e Lima

Por: Thamires Oliveira

Publicado em: 30/08/2016 09:33 Atualizado em: 30/08/2016 09:50

Usuários também se queixam de superlotação.Foto: Divulgação
Usuários também se queixam de superlotação.Foto: Divulgação
Moradores dos bairros de Caetés I e II denunciam a extinção da linha 901 - Caetés/Macaxeira. A linha foi substituída pela linha 912 - Caetés I / TI Abreu e Lima. Em consequência da alteração, os moradores que antes faziam o percurso direto para o TI Macaxeira, agora precisam fazer mais uma parada no TI Abreu e Lima. A extinção da linha vem causando revolta entre os trabalhadores que a utilizavam diariamente.

A mudança aconteceu há cerca de dois meses, devido a inauguração do Terminal Integrado Abreu e Lima. Grande parte das linhas de ônibus dos terminais da Macaxeira, Paulista, e PE-15 sofreram alterações, uma delas foi a linha 901. Para Bruna Lopes, 28 anos, moradora de Caetés, a extinção da linha significou um desrespeito com a população. Cerca de três vezes na semana, Bruna utilizava a linha antiga para ir ao TI Macaxeira, e de lá seguia para o hospital, onde faz tratamento, em um percurso total de aproximadamente 40 minutos. Hoje, ela precisa pegar um ônibus a mais, a linha 912 - Caetés I / Abreu e Lima para o terminal de Abreu e Lima, de onde segue para o TI Macaxeira. O acréscimo do ônibus significa o dobro do tempo. Agora seu percurso dura 1h20min

"Essa linha existia há 33 anos nos nossos bairros. Agora temos que fazer integração em Abreu e Lima, e como se já não bastasse a quantidade de pessoas que pegavam o ônibus em Caetés I e II, que são muitas, nos juntaram em uma linha com mais pessoas de outros bairros. Os ônibus saem super lotados e as filas não tem organizadores", afirma.

Outra reclamação dos moradores é de que a nova linha não percorre alguns trechos que a antiga linha percorria, como é o caso da PE 18, área onde localizam-se industrias. Os moradores de Caetés I e II, que trabalham nessas empresas, reclamam dos transtornos até chegar ao trabalho.

Em nota, o Grande Recife informou que desde a inauguração do TI Abreu e Lima vem realizando reuniões sistemáticas com lideranças comunitárias do local. "Estes encontros têm como objetivo realizar ajustes na operação das linhas de Caetés de modo a não deixar a população desassistida", afirma.

Ainda de acordo com o Grande Recife, para atender melhor os moradores de Caeté I e II, a linha 1912 - Caetés I/TI Abreu e Lima recebeu um acréscimo de 8 viagens durante o dia útil. Esta linha deixa de atender a rodovia PE-18 durante o dia e passa a fazer este atendimento nas três últimas viagens da linha. Essa linha recebeu ainda, um reforço de mais um veículo e aumento no número de viagens, passando de 114 para 142. O intervalo médio dessa linha foi reduzido de 8 minutos para 6 minutos, nos horário de pico na manhã e de 10 minutos para cinco, no pico da tarde.

Já a linha 1917 - Caetés II/TI Abreu e Lima passa a fazer o atendimento a PE-18 durante o dia. Esta linha conta com reforço de uma viagem nos dias úteis, sábados e domingos e também teve seu terminal invertido para o TI Abreu e Lima. Contudo, o usuário não será prejudicado com esta mudança, pois o Consórcio adiantou a primeira viagem da linha, que sairá do TI Abreu e Lima às 3h30, chegando ao ponto de retorno, em Caetés II, às 4h.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL