Saúde Mobilização, exposição, consultas e exames lembram Dia Nacional de Combate ao Fumo No Marco Zero, Hospital Português realiza consultas e exames gratuitos

Publicado em: 29/08/2016 08:32 Atualizado em:

Para chamar atenção aos riscos do cigarro e lembrar o Dina Nacional de Combate ao Fumo, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove uma série de atividades nesta segunda-feira no Recife e em 46 municípios do interior do estado.

"Nós queremos desmistificar o uso do cigarro como algo agradável e alertar a população para os riscos que o uso do tabaco traz à saúde. Também queremos chamar atenção das pessoas de que é possível buscar tratamento gratuito contra o uso do cigarro no Sistema Único de Saúde", pontua a coordenadora do Programa de Combate ao Tabagismo da SES, Flávia Reis.

A programação começou às 8h, com a abertura da exposição "O controle do tabaco no Brasil: uma trajetória", que fica em cartaz até o dia dois de setembro, na sede da SES, no Bongi. A visitação pode ser feita diariamente até às 17h. Das 9h às 12h, será realizada uma palestra no Hospital dos Servidores do Estado (HSE), voltada para servidores da unidade.

Das 13h30 às 17h, a coordenação do Programa de Combate ao Tabagismo da SES participa de uma blitz educativa promovida pela Operação Lei Seca (OLS), na comunidade da Ilha de Santana, em Olinda. A ideia é conversar com os transeuntes e motoristas para alertar sobre os riscos do fumo.

No interior, quarenta e seius municípios realizam ações com distribuição de panfletos, cordéis, cartazes e  adesivos sinalizadores de ambientes livres do fumo. A programação segue até o dia dois de setembro com palestras, caminhadas, ações de mobilização em feiras livres, entrevistas em rádios comunitárias e atividades de educação em saúde nos polos de Academia da Saúde, em escolas das redes municipal e estadual e em unidades de saúde.

Marco Zero - Também nesta segunda-feira, o Real Hospital Português, por meio do Ambulatório de Beneficência Maria Fernanda, realiza Campanha de Combate ao Tabagismo. A ação acontece das 7h às 12 horas, no Marco Zero do Recife.

A proposta é realizar uma abordagem educativa contemplando fumantes ativos e passivos. Na oportunidade, serão realizadas consultas médicas com o pneumologista Blancard Torres. Nos casos indicados, serão realizados exames como peak flow e espirometria.

O Ambulatório de Beneficência Maria Fernanda do Hospital Português realiza semanalmente, quintas-feiras, às 11 horas, palestras educativas sobre as consequências do cigarro, orientações e tratamento para quem deseja deixar o vício. O tratamento envolve desde medidas cognitivo-comportamentais até o uso de medicações.

Números - Segundo dados da Organização Mundial de Saúde - OMS estima-se a morte de seis milhões de pessoas ao ano no mundo e 200 mil só no Brasil. Em Pernambuco a quantidade de fumantes tem caído 20% desde 2009.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL