Crianças Ipem faz campanha sobre perigo de acidentes com cordões em persianas e cortinas Diversos casos de acidentes por estrangulamento, inclusive fatais, já foram registrados

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 24/08/2016 13:34 Atualizado em:

O Instituto de Pesos de Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) está realizando a campanha de conscientização #CortinaSegura. O objetivo é alertar pais, responsáveis, classe médica, colégios e escolas primárias sobre o perigo de  acidentes em cordões de persianas e cortinas envolvendo crianças.

De acordo com o órgão, diversos casos de acidentes por estrangulamento, inclusive fatais, já foram registrados. A campanha pontua que é importante verificar, em casa, por exemplo, se estes cordões são acessíveis a crianças e se possuem laços que possam prendê-las pelo pescoço.

Confira as dicas de prevenção contra esse tipo de acidente:

- Examine todas as cortinas e persianas em casa. Certifique-se que não há cordões acessíveis na parte frontal, lateral ou traseira do produto.

- Não coloque berços, camas e móveis perto das janelas, pois as crianças podem subir e ter acesso aos cordões.

- Corte os cordões ou amarre-os em uma altura que as crianças não alcancem. Na dúvida, opte por cortinas ou blecautes sem cordões.

- Em casos de acidentes de consumo envolvendo este tipo de produto, faça o relato em www.inmetro.gov.br/sinmac.

 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL