Diario de Pernambuco
Busca
CTTU Corredor Leste-Oeste do BRT ganha sete novos sinais sonoros Equipamentos dão mais segurança aos pedestres, principalmente para as pessoas cegas

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 25/08/2016 14:19 Atualizado em:

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) vai implantar, neste sábado, sete sinais sonoros ao longo do Corredor Leste-Oeste do BRT. A implantação dos equipamentos, que dão mais segurança aos pedestres, principalmente para as pessoas cegas, faz parte das atividades ligadas à 15ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. Com o reforço, a cidade passa a contar com 56 equipamentos do tipo.

Os aparelhos, que emitem um sinal sonoro quando o semáforo está verde para os pedestres, serão implantados em seis semáforos (nos dois sentidos da via), distribuídos em três estações do BRT. São elas: Estação BRT Praça do Derby, Estação BRT Forte do Arraial (próximo ao Parque de Exposições do Cordeiro) e Estação BRT Parque do Cordeiro, as duas últimas localizadas na Avenida Caxangá. Ainda haverá um equipamento sonoro implantado no semáforo do cruzamento entre a Rua Benfica e a Estrada dos Remédios. Os novos equipamentos vão funcionar junto com os outros cinco dispositivos sonoros que já estão em funcionamento ao longo do Corredor Leste-Oeste do BRT, mais precisamente nos cruzamentos da Avenida Conde da Boa Vista com as ruas da Aurora, Soledade, Gervásio Pires, Hospício e Sete de Setembro.


Para Nelson Nogueira, gerente de Sinalização Semafórica da CTTU, a ação é mais um passo importante na melhoria da segurança viária e da acessibilidade nas vias da cidade. "Assegurar que a pessoas com deficiência possa viver de forma independente e exerçam seus direitos de cidadão de forma plena é um compromisso do poder público. Nesse sentido, a iniciativa é importante porque vai garantir mais segurança na travessia em corredores importantes da cidade", explica.

Atualmente, o Recife possui 644 semáforos, dos quais 213 são do tipo ocasional de pedestre, sendo que  destes, 49 já contam com o dispositivo sonoro. Com a implantação dos sete novos dispositivos, a cidade vai passar a contar com 56 sinais sonoros, representando 26% dos equipamentos exclusivos para a travessia de pedestres. A expectativa é que mais oito do tipo sejam implantados até o final do ano. É importante destacar ainda que, dos 644 aparelhos que compõem a rede semafórica do Recife, 451 são equipados com nobrakes, que permitem o funcionamento de cerca de 4h ao equipamento em caso de falta de energia.

Confira a localização dos novos equipamentos:

- Semáforo 275 - Avenida Caxangá / Estação BRT Parque do Cordeiro (Cid/ Sub)
- Semáforo 606- Avenida Canxagá / Estação BRT Parque do Cordeiro (Sub/ Cid)
- Semáforo 267- Avenida Caxangá/ Estação BRT Estrada do Forte (Cid/ Sub)
- Semáforo 268-  Avenida Caxangá/ Estação BRT Estrada do Forte (Sub/ Cid)
- Semáforo 051- Rua Benfica / Estrada dos Remédios
- Semáforo 516- Praça do Derby/ Estação BRT Derby (Sub/Cid)
- Semáforo 522- Praça do Derby/ Estação BRT Derby (Cid/ Sub)



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL