Diario de Pernambuco
Busca
CTTU Circulação da Avenida Norte muda a partir deste sábado Série de intervenções começa eliminando giros à esquerda no cruzamento com Avenida Cruz Cabugá e muda itinerário de 12 linhas de ônibus

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 28/07/2016 13:06 Atualizado em: 28/07/2016 15:29

Secretaria acredita que a mudança também vai beneficiar o transporte público que circula na área. Imagem: Google Maps
Secretaria acredita que a mudança também vai beneficiar o transporte público que circula na área. Imagem: Google Maps

A partir deste sábado, a avenida Norte e Cabugá sofre uma mudança de circulação de veículos. A medida, que faz parte de uma série de intervenções para dar mais fluidez ao tráfego da via e da Avenida Cruz Cabugá, consiste em eliminar os giros à esquerda no cruzamento com a Cruz Cabugá. Confira as mudanças no mapa ao final desta matéria.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), com a proibição será possível reprogramar os semáforo no cruzamento, facilitando o trânsito no local. O órgão acredita que a mudança também vai beneficiar o transporte público que circula nestes dois corredores, inclusive o BRT, e os pedestres, com mais segurança para realizar a travessia.

Os motoristas que vêm de Olinda pela Avenida Cruz Cabugá e querem seguir para o centro do Recife pela Avenida Norte não poderão mais fazer a conversão à esquerda, devendo realizar o giro de quadra por qualquer uma das ruas após o cruzamento. A CTTU aconselha que o giro de quadra seja feito pela Rua Pedro Afonso, onde será instalado um semáforo na interseção com a Rua Treze de Maio - via já semaforizada no cruzamento com a Avenida Norte, o que torna mais fácil o acesso do condutor.

Já quem estiver na Avenida Cruz Cabugá, no sentido Olinda, e quiser acessar a Avenida Norte no sentido subúrbio, deverá antecipar a entrada pela Rua Vinte e Quatro de Agosto, que passará a ser mão única no sentido centro e terá o estacionamento proibido dos dois lados.

A Semoc também analisa mudanças no comércio existente na via e já discute soluções com os comerciantes. No final dessa via, o canteiro central da Avenida Norte foi removido pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e um semáforo foi implantado, para possibilitar que os condutores dobrem à esquerda para seguir no sentido subúrbio.

A medida também dá mais segurança na travessia dos pedestres. Os giros à esquerda de quem segue pela Avenida Norte e quer acessar a Avenida Cruz Cabugá não serão alterados, uma vez que já não são permitidos atualmente.

De acordo com a secretaria, as mudanças foram baseadas em estudos e simulações de tráfego. "Milhares de pessoas diminuem o tempo gasto para circular na área", contabiliza João Braga, secretário de Mobilidade e Controle Urbano. As próximas intervenções serão realizadas nos cruzamentos com a Rua Marquês do Paraná e com a Avenida Professor José dos Anjos.

Com a mudança, doze linhas de ônibus do Grande Recife que trafegam pelo local e que realizavam o giro a esquerda terão o tinerário alterado. A parada seletiva de número 180105, localizada na Avenida Cruz Cabugá, no lado oposto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, antes da esquina com a Rua Vinte e Quatro de Agosto, que é atendida pelas linhas que têm como destino a Av. Norte, será remanejada para a  Rua Vinte e Quatro de Agosto.

Confira como ficará o trajeto dessas linhas:


517 - Córrego do Inácio
532 Cruz Casa Amarela (Cabugá)
611 - Alto José do Pinho
612 - Morro da Conceição
622 - Vasco da Gama (Cabugá)
631 - Nova Descoberta
632 - Alto do Refúgio
645 - TI Macaxeira (Av. Norte)
714 - Alto José Bonifácio (Av. Norte)
717 - José Amarino dos Reis
742 - Linha Do Tiro
812 - Sítio Novo (Av. Norte) - Ida Cruz Cabugá

- Volta Encruzilhada

Sentido cidade/subúrbio:  ...Av. Cruz Cabugá, Rua Vinte e Quatro de Agosto, Av. Norte...

No sentido subúrbio/cidade, apenas a linha 107 - Circular (Cabugá/Prefeitura) que faz o percurso Av. Cruz Cabugá, Av. Norte, terá alteração e passará a fazer o seguinte itinerário: ...Av. Cruz Cabugá, Rua Pedro Afonso, Rua Treze de Maio, Av. Norte...

Para mais informações, os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente, no 0800-081-0158.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL