Diario de Pernambuco
Busca
Até o fim do ano Estado vai disponibilizar hormônios para transexuais transgenitalizadas Medida vai atender trans que passaram pelo procedimento cirúrgico há mais de um ano

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 28/06/2016 07:29 Atualizado em:

Pernambuco irá disponibilizar, até o fim deste ano, hormônios para transexuais transgenitalizadas. Um protocolo está sendo criado, atualmente em fase final, para a dispensação dos medicamentos valerato de estradiol e acetato de ciproterona. A medida irá cobrir as trans que passaram pelo procedimento cirúrgico há mais de um ano. Atualmente, 22 pessoas já fizeram a cirurgia. Até o fim do ano, serão 35. Ao todo, entre 2015 e 2017, a meta é ter realizado a conhecida como mudança de sexo em 50 pessoas no Hospital das Clínicas (HC).

Hoje o HC faz o acompanhamento dessas mulheres por um ano, no Espaço de Cuidado e Acolhimento Trans, ofertando a medicação. Com a criação do protocolo, após esse período, a Farmácia de Pernambuco irá dispensar os hormônios para os serviços de referência. “A nossa grande preocupação é com a pós-cirurgia. A questão hormonal interfere no seu corpo, nas transformações corporais. Elas precisam tomar o hormônio diariamente”, explicou Jair Brandão.

Essa é, inclusive, uma demanda antiga dos movimentos sociais dessa população. “O controle da hormonioterapia pelo estado é importante, pois muitas mulheres depois dos 30, 40 anos, passam por problemas de fígado, rins, por terem tomado a medicação de maneira incorreta”, afirmou a assessora de imprensa da Amotrans, Janaína Castro. A expectativa é de que no futuro também sejam dispensados os hormônios para os transexuais masculinos. A meta da política estadual é garantir o acesso a todas as travestis e transexuais até 2019.

As mulheres trans que desejam passar pelo processo transexualizador devem procurar um Posto de Saúde da Família, a secretaria de Saúde do seu município ou a Gerência Regional de Saúde da sua região, para que seja feito o agendamento para o Espaço de Acolhimento e Cuidado de Pessoas Trans no HC.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL