Diario de Pernambuco
Busca
Local Diario Urbano: pesquisa ratifica importância do metrô para a RMR

Por: Jailson da Paz

Publicado em: 30/06/2016 11:20 Atualizado em:

O que especialistas afirmaram nos últimos anos sobre a importância do metrô para o transporte da Região Metropolitana do Recife, a pesquisadora Jessica de Lima, da UFPE, ratificou com números. O estudo de Jessica, para conclusão do mestrado em engenharia civil, apontou o modal como o de maior velocidade efetiva. Isso significa a melhor relação quando considerados os aspectos velocidade do veículo e renda dos usuários. Diga-se, melhor nos três níveis de renda: mínima, média e máxima. Para a mais baixa das rendas, a velocidade efetiva foi de 8,7 km/h, superando até os percursos feitos a pé, com 7,2 km/h.. No ranking da renda média, a velociadade efetiva do metrô alcançou 18,3 km/h, representando 2,6 vezes mais do que o segundo colocado, a bicicleta. O ganho foi bem maior para os de renda máxima. Aqui, enquanto o segundo modal do ranking, o ônibus, surge com a velociade efetiva de 10 km/h o metrô desponta com 32 km/h. São índices capazes de fazer qualquer gestor sensato, frente ao caos do tráfego, repensar os pojetos de investimentos e os próprios conceitos de transporte público.

Carro, pior modal
Coube ao carro os piores índices de velocidade média para as faixas de renda média %u2013 R$ 1.182,00 ao mês, e renda máxima %u2013 R$ 5.516,00. A pesquisadora Jessica Lima calculou, respectivamente, 1,38 km/h e 4,55 km/h.

Saídas apontadas
Não há segredo para se melhorar o acesso ao transporte, conforme mostra o estudo da pesquisadora da UFPE. É preciso investir em políticas públicas de inclusão social, infraestrutura de transporte, ciclovias e calçadas.

Caminho travado
Percorrer os dois quarteirões próximos à Drogasil da Rua José Bonifácio, na Madalena, exigiu paciência ontem. Levou-se cerca de 30 minutos no congestionamento provocado por dois carros da Celpe que reparavam a fiação.

Bandidos da moto
Dois homens em uma moto se tornaram o %u201Cterror%u201D na Avenida Beberibe, bairro do Porto da Madeira, Recife. Entre assaltos e tentativas de assaltos foram contabilizados, na última semana, quatro crimes. Todos à luz do dia.

Filmaram o roubo
O últimos dos roubos praticados pelos motoqueiros na Avenida Beberibe ocorreu quando uma moradora deixava o Conjunto Residencial Deputado Antônio Luiz Filho para o trabalho. A cena do crime foi filmada por câmeras.

Promessa%u2026
Em relação à denúncia da coluna sobre Rua Japurá, no Alto José do Pinho, a Emlurb informou que enviará uma equipe para fazer o levantamento da manutenção das escadarias.A visita técnica será nesta semana.

%u2026Espera
Famílias da Rua Japurá confessaram ao Diario Urbano que desejam que a equipe da Emlurb não apenas vá ao local, como teria feito antes, e coloque o serviço na programação da empresa. Mas que, de fato, tire a obra do papel.

Indo e vindo
Os terminais de ônibus continuam sendo boas representações do direito das pessoas irem e virem. Esse exercido, muitas vezes, de maneira solitária nas plataformas de embarque e desembarque do TIP, por exemplo.

Indo e vindo
Os terminais de ônibus continuam sendo boas representações do direito das pessoas irem e virem. Esse exercido, muitas vezes, de maneira solitária nas plataformas de embarque e desembarque do TIP, por exemplo.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL