Programação Dia do Orgulho LGBT começa com ato na praia de Boa Viagem À tarde acontece manifestação e passeata na Rua da Aurora e à noite vigília em frente à boate Metrópole

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 28/06/2016 11:00 Atualizado em: 28/06/2016 11:40

Ativistas fiincaram bandeiras na areia e estenderam um bandeirão com as cores da diversidade em frente ao Acaiaca.Foto: Karina Moraes/ DP
Ativistas fiincaram bandeiras na areia e estenderam um bandeirão com as cores da diversidade em frente ao Acaiaca.Foto: Karina Moraes/ DP
O Dia do Orgulho LGBT começou no Recife com um ato na praia de Boa Viagem, Zona Sul da cidade. Ativistas ligados ao grupo Recife Livre fincaram bandeiras na areia, estenderam um bandeirão com as cores da diversidade e se reuniram em um café da manhã servido em frente ao Acaiaca.

À tarde, a partir das 14h, começa a concentração do Ato de resistência pelo fim da violência LGBT, ao lado do prédio da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Às 16h, os manifestantes seguirão em passeata pela Rua da Aurora  para lembrar os mortos em Orlando, EUA e todos as vítimas em Pernambuco.

Os representantes dos movimentos sociais de luta contra a violência LGBT querem chamar a atenção para as agressões sofrida em várias partes do mundo, por isso têm utilizadonas redes sociais a hastag #Orlandoéaqui , lembrando que o massacre reflete a violência praticada em diversos outros lugares. Durante o ato, serão acesas velas para representar as vítimas de violência.

O protesto também denuncia a ausência de um marco legal que regulamente a punição de atos discriminatórios contra os LGBT e que dificulta a realização de diagnósticos estatísticos. Participam da manifestação integrantes do Fórum LGBT-PE, Mães pela igualdade, Instituto Papai, Instituto José Ricardo, Grupo Gaymado, Amotrans, Natrape, Movimento Gay Leões do Norte, Somos todos iguais, Ruas, Candase, Sintepe, Projeto Abraços, Comitê LGBTs pela democracia, Frente Brasil Popular/PE Comitê LGBT, Rede Nacional das Pessoas que vivem com AIDS, Frente pela Diversidade E Fórum de articulação Aids de PE.

De acordo com o Grupo Gay da Bahia, de janeiro a junho deste ano já foram registrados pelo menos 123 casos de homicídios LGBTs no país, um total de 313 assassinatos foram registrados em 2013; 327 em 2014 e 318 em 2015.Há mais de uma década Pernambuco lidera a lista de estados com maior número de casos de homicídios de LGBT no Brasil, país campeão mundial de crimes motivados pela homofobia e transfobia segundo agências internacionais. A estimativa é de que uma morte LGBT é registrada a cada 28 horas no país.

À noite, a partir das 18h, haverá uma vigília na frente da Boate Metrópole, na Rua das Ninfas, no Recife.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL