Diario Urbano Inquérito recomenda vistoria ao Museu de Arte Contemporânea Justificativa para o pedido é a degradação física do equipamento, além de falhas na segurança e no abastecimento d%u2019água

Por: Jailson da Paz

Publicado em: 03/05/2016 07:49 Atualizado em: 03/05/2016 07:56

Tem preço o tombamento de imóveis e bens culturais de Olinda. Cobra-se por ele ações e investimentos constantes, conforme aponta o inquérito aberto pela promotora de Justiça Belize Câmara. Publicado no Diário Oficial do Estado, o documento recomenda ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), à Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), e ao município que vistoriem o Museu de Arte Contemporânea (MAC). A justificativa para o pedido é a degradação física do equipamento, além de falhas na segurança e no abastecimento d’água. A deterioração no museu já foi denunciado pelo Diario, que teve uma de suas reportagens anexadas à denúncia do Ministério Público de Pernambuco. E preocupa frequentemente os visitantes do espaço, considerado um dos mais importantes do gênero do país. Mantê-lo em um padrão considerado satisfatório custa caro, mas é o exigido para qualquer lugar como Patrimônio Cultural da Humanidade. Portanto, o ônus deve ser arcado para se manter o bônus do reconhecimento internacional da Unesco.

Lição dada
Palavras não faltaram ao senhor que viu o pedestre, ontem, forçando uma lixeira da Praça do Entroncamento, nas Graças. O pedestre empurrava uma garrafa plástica sem cuidado. E ouviu uma lição de cidadania.

Para lembrar…
“Esse terreno vazio é para lembrar os erros do homem.” A explicação foi dada por um motorista a uma cobradora de ônibus sobre a área onde ficava o Edifício Areia Branca, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes.

…Vidas perdidas
O Areia Branca, de 12 andares e 24 apartamentos, ruiu no dia 14 de outubro de 2004. Peritos indicaram que o acidente ocorreu por falhas construtivas. Quatro pessoas morreram no prédio 2852.

Foi ao chão
Motoristas não tiraram ontem os olhos do número 839 da Avenida Rosa e Silva, Aflitos. Era o casarão da Escola Superior de Relações Públicas (Esurp) e cuja demolição terminou no fim de semana.

Contra o mosquito…
Os 60 mil imóveis vistoriados até agora pelo mutirão municipal contra o Aedes aegypti atestam o que dizem especialistas: o sucesso no combate ao mosquito depende da participação dos moradores.

…Muito a fazer
A capital pernambucana, segundo o IBGE, possuía 470.896 domicílios em 2010. Mesmo considerando que alguns imóveis visitados representem três ou quatro domicílios, estaríamos distante de atingir o total.

Envio de equipe
Sobre o despejo de barro na Rua Vasco da Gama, no bairro de mesmo nome, a Secretaria de Controle Urbano do Recife se comprometeu em fiscalizar a irregularidade, registrada na semana passada.

Doação de livros
Pode-se doar livros, dicionários e revistas científicas para bibliotecas comunitárias de Pernambuco até o próximo dia 13. O material deve ser entregue das 8h às 21h na Faculdade Joaquim Nabuco, na Avenida Guararapes.

Parede de proteção
Antigo e novo convivem na Rua do Príncipe, na Boa Vista. Nem sempre a convivência é pacífica, como mostra a foto. Para evitar a entrada de estranhos no imóvel, o dono fez uma parede por trás da porta de entrada.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL