Diario de Pernambuco
Busca
VLibras Governo lança aplicativos para surdos Tradutor VLibras pode ser baixado para computadores e dispositivos móveis

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 05/05/2016 21:56 Atualizado em: 05/05/2016 22:02

Foto: Reprodução/Vídeo/vlibras.gov.br
Foto: Reprodução/Vídeo/vlibras.gov.br

Mais de 9,5 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva. Para promover a integração dessa população a uma sociedade cada vez mais digital, o aplicativo VLibras traduz textos e vídeos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O app está disponível para dispositivos móveis e computadores. Os interessados podem fazer o download gratuito pela Google Play, na Apple Store ou no Portal do Software Público Brasileiro (SPB).

Segundo o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), a Suíte VLibras é um conjunto de softwares públicos, desenvolvidos em código aberto. “Para construirmos a nossa igualdade, nós precisamos fazer com que todos que somos diferentes tenhamos oportunidades iguais. Somente desta maneira vamos construir uma sociedade mais democrática e justa”, conta o secretário-executivo do MP, Francisco Gaetani.

O VLibras possui um dicionário com mais de 11 mil termos, podendo ser ampliado e aperfeiçoado pela comunidade de deficientes auditivos. "Trabalhamos por um Brasil 100% digital e isso tem que ser para todos os brasileiros. Nem todos os surdos são alfabetizados em português, o VLibras vem justamente para atender a estas pessoas, para que qualquer conteúdo disponibilizado na internet possa ser traduzido para Libras",complementou o secretário de Tecnologia da Informação do MP, Cristiano Heckert.

Uma outra ferramenta, a WikiLibras, permite que a comunidade de usuários corrija falhas no aplicativo, avalie e dê nota para os sinais. “Convido as pessoas com deficiência auditiva a conhecer esta ferramenta, pois ela foi construída para vocês. Nela, é possível para a comunidade contribuir com a definição novos sinais”, conta o professor e coordenador do projeto VLibras na UFPB, Tiago Maritan.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL