Diario de Pernambuco
Busca
Nova Descoberta Defesa Civil acredita que deslizamento de barreira não foi causado por chuvas Compesa Moradores acreditam que acidente foi causado pelo estouramento de uma tubulação de água da Compesa que atravessa a encosta

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 27/05/2016 09:48 Atualizado em: 27/05/2016 13:48

A Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife (Sedec) descartou, na manhã desta sexta-feira, que o deslizamento de uma barreira esta madrugada Nova Descoberta, tenha sido causada pelas chuvas. De acordo com o órgão, as precipitações fracas não seriam capazes de motivar o acidents. Os moradores da área acreditam que o deslizamento foi causado pelo estouramento de uma tubulação de água que atravessa a encosta.


De acordo com a assessoria de comunicação da Sedec, o laudo só poderia ser feito pelo Instituto de Criminalística (IC) que, seugundo o orgão, pode ser acionado pela comunidade ou pelo Corpo de Bombeiros. A Defesa Civil só teria autorização para convicar  o IC em caso de acidentes com morte. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) enviou uma equipe ao local para avaliar a situação e tomar as providências necessárias. A área foi isolada.

O acidente aconteceu por volta das 3h30. A força dá água gerou o deslizamento da barreira que atingiu três casas na Rua Manjericão,  comunidade do Córrego da Areia. Uma pessoa ficou ferido. Morador de uma das residências, Rosevaldo Flor da Silva, de 23 anos, estava dormindo quando a parede do quarto caiu sobre ele. Soterrado até a altura da cintura, o desempregado foi resgatado com ajuda do Corpo de Bombeiros.


A barreira destruiu uma casa que estava vazia, atingiu o quarto da residência de Rosevaldo, onde também estavam a esposa e a filha deles de cinco meses e ainda o telhado de outro imóvel.

Confira nota da Defesa Civil sobre o caso:

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria-Executiva de Defesa Civil do Recife (Sedec) atendeu, nas primeiras horas de hoje, a um deslizamento de barreira na Rua Manjericão, no Córrego da Areia, em Nova Descoberta. Não houve vítimas. Uma casa foi totalmente destruída, mas o local era desabitado. Outras duas residências foram danificadas. Em uma das casas, dois moradores foram retirados do local, por precaução. A Prefeitura disponibiliza abrigos para esses casos, mas essas famílias optaram por se alojar em casas de parentes. Eles receberam colchões e apoio social. Quanto às causas do acidente, não é de competência institucional da Defesa Civil fazer esse tipo de análise.

 

Confira nota da Compesa:
A Compesa informa que adotou todos os procedimentos necessários ao tomar  conhecimento do deslizamento da barreira com o rompimento de uma tubulação na rua Manjericão, Córrego da Areia, ocorrido nesta madrugada. A primeira delas foi o fechamento do reservatório que alimenta a rede de distribuição que foi danificada. Em seguida, enviou técnicos  ao  local para  avaliar as causas  do acidente e adotar as providências cabíveis. Até o momento não há uma causa conclusiva para justificar o motivo do estouramento da tubulação, mas  as primeiras avaliações indicam que o fato da barreira estar encharcada,   devido as últimas chuvas,  pode ter contribuído para  o rompimento do tubo. A rede de distribuição  foi desativada e os técnicos da companhia já estão viabilizando uma estratégia para  abastecer   os imóveis que estão sem água em virtude do acidente. Quanto aos danos causados aos imóveis, a Compesa garante que dará todo o apoio as famílias atingidas. A  equipe social da Companhia já está no local  fazendo o levantamento  para subsidiar  o processo de ressarcimento dos prejuízos.  A Compesa lembra que as áreas de morros são as mais difíceis de abastecimento por vários fatores, dentre eles, a topografia acidentada. A  Empresa informa ainda que tem adotado como rotina a suspensão do abastecimento de água quando há a  ocorrência de chuvas fortes no Recife, que não foi o caso desta madrugada, uma vez que as precipitações verificadas foram normais.

 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL