Diario de Pernambuco
Busca
Rebelião Funase de Abreu e Lima registra quarto motim Os adolescentes da ala dois se rebelaram após uma tentativa de fuga frustrada

Por: Max Felipe - Especial para o Diario

Publicado em: 13/05/2016 21:02 Atualizado em: 13/05/2016 21:11

O tumulto teria contado com a participação dos internos de cinco das nove alas da unidade.
Foto: Bernardo Dantas/DP.
O tumulto teria contado com a participação dos internos de cinco das nove alas da unidade. Foto: Bernardo Dantas/DP.

A Fundação de Atendimento Sócio Educativo (Funase) registrou na madrugada de ontem o quarto motim no Centro de Atendimento Socioeducativo de Abreu e Lima (Case), na Região Metropolitana do Recife (RMR). Por volta das 3h40, os reeducandos da ala dois atearam fogo em colchões e quebraram móveis, envolvendo outras cinco alas. Os jovens promoveram a rebelião quando uma tentativa de fuga foi abortada por policiais que faziam a ronda pelo local. Para reforçar a segurança, o Batalhão de Choque da Polícia Militar foi solicitado e controlou o motim, às 5h.

O Choque usou bombas de efeito moral e os feridos foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), apenas para fazerem curativos. A unidade tem capacidade para 98 internos, mas atualmente conta com 173 internos.

Em nota, a direção do Centro informou que os adolescentes da ala dois se rebelaram após uma tentativa de fuga frustrada. O tumulto teria contado com a participação dos internos de cinco das nove alas da unidade. No início da manhã de ontem, o clima fora da unidade era de desepero entre os familiares, que aguardavam notícias dos adolescentes. Os agentes realizaram vistoria e contagem dos reeducandos, enquanto os funcionários retiram equipamentos quebrados, metralhas e pedras que teriam sido ateadas pelos envolvidos no motim. Ninguém fugiu e não houve morte, apenas feridos.

Em 2016, já aconteceram oito tentativas de fuga nos Cases de Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Garanhuns, Timbaúba. No mês passado, houve a primeira rebelião no Centro do Cabo de Santo Agostinho. Um interno foi assassinado com uso de faca artesanal devido à briga entre grupos rivais na unidade.

Ocorrências nos Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) em 2016

Abreu e Lima - Região Metropolitana do Recife (RMR)
As três ocorrências aconteceram em 31 de março, 17 de abril e 13 de maio
Capacidade: 98
Internos: 173

Caruaru - Agreste
Uma ocorrência foi registrada em 6 de março
Capacidade: 100
Internos: 120

Cabo - RMR
Uma ocorrência com morte foi registrada em 8 de abril.
Capacidade: 166 internos
Internos: 356

Garanhuns - Agreste
Uma ocorrência foi registrada em 11 de abril
Capacidade: 73
Internos: 90

Timbaúba - Zona da Mata Norte
Uma ocorrência foi registrada em 22 de abril
Capacidade: 60
Internos: 70

Jaboatão dos Guararapes - RMR
Uma ocorrência foi registrada em  26 de abril
Capacidade: 72
Internos: 80

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL