Arbovirose Lançado Protocolo de Manejo da Dor na Chikugunya do Recife Objetivo é evitar automedicação ou medicação inadequada

Por: Carolina Sá Leitão - Diario de Pernambuco

Publicado em: 23/03/2016 11:26 Atualizado em: 23/03/2016 11:35

Lançado na manhã desta quarta-feira, no auditório do Banco Central, o Protocolo de Manejo da Dor na Chikugunya do Recife, iniciativa da Secretaria de Saúde da cidade para padronizar os tratamentos dados aos pacientes que apresentarem sintomas da doença. Além da divulgação do Protocolo, 400 profissionais da rede municipal de saúde receberam um treinamento para um novo atendimento, que vai visar não só o protocolo, mas também tentar evitar uma automedicação ou medicação inadequada por parte dos pacientes.

De acordo com o secretário de Saúde, Jailson Correia, o sistema de Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é muito importante nesse processo. "Por acompanhar a família dentro da comunidade, o médico vai poder recomendar o medicamento correto para cada pessoa", apontou. No protocolo, as ações são divididas por fase da doença e pelo nível de dor apresentado pelo paciente. Dependendo da gravidade do quadro e da dor sentida, a medicação vai ser alterada e pode ser recomendado um tratamento com fisioterapia.
Durante a abertura do treinamento, Correia também lembrou os riscos envolvidos com a automedicação. "No caso específico dos remédios a base de corticoides, ele pode causar sangramentos no estômago, falência nas glândulas suprarrenal e até morte em pacientes com histórico de hipertensão", explicou.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL