Tecnologia App aproxima cidadão e poder público Prefeitura do Recife adere ao Colab.re, pelo qual moradores poderão registrar problemas. Uma das prioridades será combate ao mosquito Aedes aegypti

Publicado em: 22/03/2016 07:46 Atualizado em:

O Recife ingressou ontem no grupo de cidades que integram a plataforma Colab.re. O sistema online permite registrar solicitações ao poder público e avaliar serviços em áreas como mobilidade, saúde e abastecimento de água, por exemplo. Os usuários poderão baixar um aplicativo ou acesssar o sistema através do site do www.colab.re. A prefeitura vai receber as demandas e tomar as medidas para corrigir o problema. Segundo a administração municipal, uma das áreas prioritárias será o combate ao mosquito  Aedes aegypti causador da dengue, chikungunya e zika vírus.

O colab.re tem atualmente cerca de 150 mil usuários, sendo 10 mil só no Recife. Cerca de 100 prefeituras estão integradas ao sistema. O termo de adesão foi assinado na manhã de ontem, pelo prefeito Geraldo Julio e representantes do aplicativo. Ele destacou a importância de disponibilizar mais um canal de acesso direto entre o cidadão e a prefeitura. “A plataforma nasceu por iniciativa da própria sociedade em querer participar e influenciar na administração pública”, disse.

Segundo a prefeitura, as conversas com o Colab.re foram intensificadas no fim do ano passado. Com a assinatura do termo, equipes do o sistema, que foi desenvolvido por pernambucanos em 2013, vai treinar os funcionários da prefeitura responsáveis por dar andamento às solicitações. O cofundador do aplicativo, Gustavo Maia, calcula que o Colab.re poderá responder às primeiras solicitações em maio. “Trata-se de uma ferramenta complexa. O treinamento normalmente dura 60 dias, mas acredito que conseguiremos concluir antes disso.” Gustavo ressalta que o cidadão poderá registrar sua demanda selecionando o assunto dentre cerca de 100 opções.

A plataforma vai disponibilizar uma equipe para processar as demandas da prefeitura. Uma equipe do município também estará conectada ao painel de monitoramento do Colab.re para acompanhar em tempo real as demandas geradas e respondê-las de forma personalizada.

No Monitor Colab.re, a prefeitura acessará a lista das solicitações, que são acompanhadas por um número de protocolo. As postagens contêm foto, local do fato e link gerado pela rede social, além de comentários e curtidas dos seguidores. As demandas serão encaminhadas ao órgão responsável, que informará o cidadão sobre a solução do caso.

A solenidade de adesão ao Colab.re teve participação do cofundador Paulo Pandolfi, o superintendente do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R), Sérgio Cavalcante, o diretor da Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries), Guilherme Cavalcanti, o secretário de Saúde do município, Jailson Correia, e o presidente da Emprel, Eugênio Antunes.

Projetos
A Prefeitura do Recife mantém outros projetos de integração entre sociedade e poder público. Um deles é o Transforma Recife, voltado a incentivar o voluntariado. A iniciativa também funciona através de plataforma digital, no site www.transformarecife.com.br. Atualmente estão cadastradas mais de 68 mil pessoas e 390 entidades.

Em janeiro de 2015 foi criada a Ouvidoria Geral do Município, que completou um ano de funcionamento com mais de 70% das demandas da população solucionadas. Já o Conecta Recife oferece internet gratuita para a população em 74 pontos. Outro serviço do município é o Portal da Transparência (transparencia.recife.pe.gov.br), que, em coumprimeto à Lei Complementar Federal 131/2009, visa assegurar ao cidadão o acompanhamento da aplicação dos recursos públicos e dar visibilidade a projetos.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL