Diario de Pernambuco
Busca
Cinzas Despedida com sabor de bacalhau e mungunzá Os blocos Munguzá de Zuza Miranda & Thais e Bacalhau do Batata testam a resistência dos foliões

Publicado em: 10/02/2016 07:17 Atualizado em: 10/02/2016 10:09

Bacalhau do Batata é atração principal da Quarta de Cinzas em Olinda. Júlio Jacobina/ DP
Bacalhau do Batata é atração principal da Quarta de Cinzas em Olinda. Júlio Jacobina/ DP

Quarta-feira de cinzas só está começando em Olinda. O bloco Mungunzá de Zuza Miranda & Thais se concentra no Alto da Sé para a tradicional distribuição da iguaria nordestina a partir das 6h. Serão distribuídos cerca de 5 mil copinhos para quem quer recuperar a energia. Quem passou a noite na folia ou está chegando agora vai poder participar da festa.

Durante a distribuição do mungunzá, a agremiação movimenta o Alto da Sé com muito frevo, passistas, bonecos gigantes, porta-estandarte e brincadeiras (corrida dos monstros, pau de sebo, personagens de circo, marabalistas, cospe fogo, etc). O vencedor da corrida da ladeira vai receber um prêmio de R$ 200. “Este ano, estamos homenageando Dona Mauricéia que há muito anos faz o mungunzá”, explicou Zuza Miranda.

O bloco se junta em seguida ao Bacalhau do Batata e segue o desfile pelas ladeiras da Cidade Alta. Com boneco gigante e uma orquestra de frevo para mostrar que o carnaval pernambucano não termina na terça-feira.

Criada pelo garçom Izaías Pereira da Silva, o Batata, a agremiação foi a maneira encontrada pelo fundador para se divertir no carnaval, já que ele trabalhava nos dias de folia.

Somente para quem pode
O bairro de Água Fria será tomado hoje por uma multidão. Fundado há 23 anos, o bloco Os Irresponsáveis é uma prova de que, para muita gente, o último dia de carnaval é hoje. No ano passado, segundo a organização, foram 500 mil o número de participantes dos “irresponsáveis”. Para este ano, Almir Rouche, que participa da festa há 19 anos, está confirmado, além de André Rio e Marrom Brasileiro. Neste bloco, não só o nome é irreverente. O lema, também. “Irresponsável é quem pode”. O horário, se não houver atraso por irresponsabilidade, será às 14h.

Origem
O bloco foi fundado em 1983, inspirado em um “puxão de orelha”. Após brincar o carnaval inteiro e só voltar para casa na quarta-feira, o fundador e atual presidente, Fábio Cunha, ouviu da mãe que era irresponsável, porque precisava ir trabalhar. Aí surgiu a ideia de fundar um bloco na quarta-feira de cinzas.


Outros blocos

A Cocada

onde: Praça do Amaro Branco,
Rua Bom Jesus, Olinda
quanto:R$ 30
de que horas? a partir das 16h
desde…2010

Segura a Coisa
onde: Rua do Amparo, Olinda
quanto: gratuito
de que horas? a partir das 23h
desde…966



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL