Compaz Compaz será inaugurado em março, no Alto Santa Terezinha Espaço localizado no Alto Santa Terezinha vai oferecer diversas atividades para a comunidade. Unidade começará a funcionar no dia do aniversário do Recife

Por: Carolina Sá Leitão - Diario de Pernambuco

Publicado em: 27/02/2016 11:38 Atualizado em:

Compaz será inaugurado em março, no Alto Santa Terezinha. Foto: Karina Morais/Esp.DP
Compaz será inaugurado em março, no Alto Santa Terezinha. Foto: Karina Morais/Esp.DP

A Escola Municipal Alto Santa Terezinha, na Zona Norte do Recife, contará com uma nova ferramenta de aprendizado a partir de 12 de março. Essa e outras dez escolas e creches da região serão beneficiadas pela implantação do Centro Comunitário da Paz (Compaz) Governador Eduardo Campos. A estrutura do Compaz vai atender toda a comunidade do Alto Santo Terezinha, através de atividades como aulas de inglês e espanhol, reforço escolar em matemática e português, ioga, biodança, meditação, dança popular, teatro, percussão, natação, hidroginástica, ginástica, futebol, jiu-jitsu, capoeira, judô, luta olímpica, mediação de conflitos. O espaço também contará com biblioteca.

Ontem, o Compaz recebeu vistoria do prefeito Geraldo Julio, do secretário de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti, e dos representantes das empresas que entraram com parceria para as atividades oferecidas no centro. “A gente convidou instituições para realizarem atividades aqui dentro do Compaz e eu quero agradecer a elas. Com isso, nós vamos poder oferecer mais serviços, gastando menos dinheiro público”, disse o prefeito.

O atleta  de jiu-jitsu João Lucas Ferreira Braz da Silva. vencedor da última edição do  torneio Miami Open, na categoria juvenil, participa do programa de aulas de luta já desenvolvida na comunidade do Alto de Santa Terezinha há 11 anos. Por causa do sucesso do projeto, que inclui capoeira, judô e luta olímpica, o Compaz vai ser o único a possuir o espaço montado especialmente para a realização de treinos e competições do programa municipal de lutas.

“Através das aulas, fui campeão. Senti muito orgulho e pude orgulhar meu pai, minha família e meu mestre”, contou o atleta, que sonha em fazer carreira no exterior. A expectativa é de que o centro possa se tornar um celeiro de novos talentos na luta. O local, inclusive, possui as medidas que permitem o Compaz sediar competições internacionais.

Além das lutas coordenadas pelo instrutor Daigo e das outras atividades esportivas, haverá salas onde serão oferecidas oficinas cidadãs, organizadas pelo Sesc, sala do empreendedor, mediação de conflitos, uma área do Procon e uma biblioteca trilíngue e multimídia. Todas as atividades oferecidas pelo Compaz poderão ser feitas de graça pelas pessoas da comunidade do Alto Santa Terezinha e de áreas do entorno.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL