Diario de Pernambuco
Busca
Ensino Ano letivo do Recife começa nesta quinta para mais de 84 mil alunos

Publicado em: 10/02/2016 17:54 Atualizado em:

A quinta-feira marca o início das aulas para mais de 84 mil alunos da rede municipal de ensino do Recife. Com o retorno, os estudantes vão poder contar cm mais uma unidade de ensino. A nova sede da Escola Municipal Professor Manoel Torres, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, será inaugurada na próxima semana. O ano letivo de 2016 também começa com 191 professores a mais, que foram nomeados pelo prefeito Geraldo Julio no início de janeiro. O secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, vai acompanhar, às 7h30, o primeiro dia de aula no Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania (Cetec), onde passarão a funcionar duas turmas do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal General Emídio Dantas Barreto, localizada em Santo Amaro.

Na chegada, os pais e alunos serão recepcionados por um robô. Os estudantes ficarão imersos, em horário integral, no ambiente tecnológico do Cetec, como parte de um projeto piloto que está sendo chamado de “Espaço de Inovação em Tecnologia da Educação”. A jornada ampliada contemplará oficinas tecnológicas de robótica, de linguagem computacional, cinema e comunicação, entre outros assuntos.

Por volta das 9h30, o secretário municipal de Educação seguirá para a Creche-escola Menino Jesus, em Casa Forte, que foi municipalizada este ano e está sendo adaptada ao padrão pedagógico da Secretaria de Educação do Recife. A unidade de ensino atende 162 crianças, do berçário ao Grupo 5 da Educação Infantil. A creche-escola tem salas amplas, banheiros adaptados à faixa etária, espaço tecnológico, biblioteca, refeitório, quadra coberta e playground. A unidade tem ainda kits de robótica de encaixe da Lego, livros e CDs do Palavra Cantada para incentivo à musicalização infantil e mesas interativas que auxiliam na alfabetização. A merenda dos estudantes terá cardápio diversificado e será preparada na instituição, com orientação de nutricionistas, assim como em toda Creche-escola Recife.

ACOLHIMENTO – As unidades da rede municipal de ensino do Recife farão a acolhida dos estudantes nos dois primeiros dias do ano letivo. Uma das que preparou atividade diferenciada para a volta às aulas foi a Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) Dom Bosco, em Jardim São Paulo. A partir das 7h, os estudantes novatos serão recepcionados por jovens protagonistas da escola - grupo formado por alunos e ex-alunos que vão desenvolver uma dinâmica integrativa, além de contar um pouco da história da unidade de ensino e de explicar como é a dinâmica da escola integral. A escola fica na rua Alvenópolis, n° 600, Jardim São Paulo.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL