Diario de Pernambuco
Busca
Proteção Ambiental Operação fiscaliza irregularidades em Aldeia Operação foi deflagrada após estudos de mapas e fotos aéreas da regiã

Publicado em: 26/11/2015 10:42 Atualizado em:

Em fazenda identificada na operação, mata foi destruída e substituída por plantação de bananas. Foto: Paulo Paiva/DP
Em fazenda identificada na operação, mata foi destruída e substituída por plantação de bananas. Foto: Paulo Paiva/DP

A Área de Proteção Ambiental Aldeia-Beberibe, em Camaragibe, foi alvo de uma operação de fiscalização ambiental que sobrevoou 17 pontos de floresta. A ação foi coordenada pelo Fórum Socioambiental de Aldeia, Prefeitura de Camaragibe, Semas, Ibama e Companhia Pernambucana de Recursos Hídricos (CPRH) e contou com o apoio do 20º Batalhão da Polícia Militar, Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (CIPOMA), além de Brigadas Ambientais dos municípios de Igarassu, Recife e Camaragibe. A operação foi deflagrada após estudos de mapas e fotos aéreas da região coletadas durante as últimas semanas.

Durante a operação foi descoberto um portão de alumínio no meio de uma rua sem saída para evitar que as pessoas se aproximassem de um sítio com área desmatada. O caso aconteceu no bairro de Chã de Peroba, no quilômetro 6 de Aldeia, onde um grupo destruíu a mata nativa para cultivar um grande bananal a fim de conseguir lucro com a venda da fruta. 

Já a mineradora Bicopeba não possuía licença operacional e fazia extração da argila de modo irregular. Um helicóptero da Secretaria de Defesa Social (SDS) acompanhou o momento em que dois funcionários da mineradora fugiram pela mata. A hipótese é de que os homens trabalhassem como operadores de retroescavadeiras. “A grande sacada desta operação é educar e dar um basta no desmatamento e outros crimes ambientais. A partir de agora quem fizer qualquer coisa na APA Aldeia - Beberibe vai ser monitorado. É a primeira vez que fazemos uma operação desta dimensão nos 31 mil quilômetros da APA”, ressaltou o coronel Luiz Meira, secretário de Segurança Cidadania e Mobilidade de Aldeia.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL