Diario de Pernambuco
Busca
Cais José Estelita Novo Recife volta a ser discutido pelo Conselho de Desenvolvimento Urbano nesta sexta O Movimento Ocupe Estelita organizou um café da manhã de protesto para impedir que a reunião aconteça

Publicado em: 26/11/2015 15:34 Atualizado em: 26/11/2015 17:47

Movimento denuncia irregularidades desde a origem do projeto. Foto: Hesíodo Góes/Esp. DP/D.A Press
Movimento denuncia irregularidades desde a origem do projeto. Foto: Hesíodo Góes/Esp. DP/D.A Press
O projeto Novo Recife volta à pauta do Conselho de Desenvolvimento Urbano, na manhã desta sexta-feira. Na reunião, de acordo com a Prefeitura do Recife, será apresentado o documento já adequado à legislação. É a primeira vez que o Conselho, formado por representantes da sociedade civil e do poder público, discute o projeto depois das alterações. Para evitar que a reunião aconteça, o movimento Ocupe Estelita articulou um grande café da manhã, a partir das 8h, com o prefeito Geraldo Julio.

Através das redes sociais, o movimento urbano argumenta que o projeto é ruim para a cidade e não atende as necessidades da população. Além disso, destaca a ilegalidade da aprovação. "Estão pendentes de julgamento as ações do Ministério Público Federal sobre o leilão e a aprovação do projeto pelo IPHAN, bem como também estão as ações do Ministério Público Estadual e a nossa, contra o Plano Urbanístico. O projeto é levado à aprovação pela prefeitura sem o estudo adequado dos seus impactos ambientais, urbanísticos e sociais e sem uma real discussão com a população", elencou o Ocupe Estelita.

O movimento acredita que a votação tenta legitimar a destruição do Cais e da cidade. "Exigimos que a prefeitura pare de dar continuidade a esse processo. Nada mudou em torno das suspeitas e das ilegalidades que cercam o projeto. Ficou bem claro, agora, que o adiamento anterior da aprovação do projeto não foi um compromisso do prefeito com a legalidade, com a apuração devida dos fatos, com a cautela em não aprovar algo baseado em um crime, mas somente uma estratégia para deixar a poeira baixar", denunciou.

A equipe de reportagem entrou em contato com a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, que confirmou a pauta da reunião do Conselho, mas não deu detalhes sobre como será a reunião.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL