Diario de Pernambuco
Busca
Socorro Governo autoriza construção de adutora no Agreste Região que vive uma das piores crises no abastecimento receberá ajuda do sistema Siriji, da Mata Norte

Publicado em: 25/11/2015 07:23 Atualizado em:

A ajuda para tentar minimizar os efeitos do desabastecimento de água no Agreste virá por meio de uma adutora que levará água do sistema Siriji, na Zona da Mata Norte até o Agreste Setentrional. O governador Paulo Câmara autorizou ontem a implantação de uma adutora fazendo a ligação do sistema Siriji, no município de Vicência, ao Sistema Palmerinha, em Bom Jardim. A obra receberá um investimento de R$ 40 milhões e deverá ficar pronta em um ano. 

Doze cidades estão enfrentando um rigoroso rodízio de distribuição, de dois dias com água contra 28 dias sem. A interligação irá permitir também a reativação do ramal que anteriormente abastecia a cidade de Surubim, hoje assistida por Jucazinho, cuja barragem encontra-se em pré-colapso com menos de 2% da sua capacidade de acumulação. O projeto irá garantir a segurança hídrica dessas três cidades, além de evitar o colapso do abastecimento de Surubim e região. 

Estratégia
De acordo com o presidente da Compesa, Roberto Tavares, a obra deve ser executada no prazo de 12 meses e faz parte da estratégia de buscar alternativas para viabilizar obras hídricas que visem minimizar os efeitos da falta de chuvas para milhares de pernambucanos, em especial a população do Agreste, que enfrenta hoje a situação mais grave do estado. “A exemplo da água que traremos da Mata Sul para abastecer a Adutora do Agreste, com essa obra, será trazida água da Mata Norte para abastecer o Agreste Setentrional”, afirmou Roberto Tavares.

Com a obra de interligação dos sistemas Siriji a Palmerinha, a Compesa irá captar 150 litros de água por segundo, em 37 km de adutoras de 500mm de diâmetro. Com este volume e a reativação do antigo ramal de Surubim, a Compesa pretende ampliar o atendimento deste projeto para outras cidades atendidas pelo Sistema Jucazinho, a exemplo dos municípios de Casinhas e Santa Maria do Cambucá, Vertentes e Vertente do Lério.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL