Esta tarde Estudantes fazem ato em defesa do Rio Igarassu

Publicado em: 23/11/2015 14:24 Atualizado em:

Estudantes do ensino médio do município de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR) realizam, na tarde desta segunda-feura, um ato público para denunciar a degradação ambiental sofrida pelo Rio Igarassu. Com mensagens do rio para a população, os manifestantes vão percorrer o centro da cidade, a partir do Centro de Artes e Cultura de Igarassu.

O protesto, realizado em parceria com as Escolas Carlos Xavier, João Pessoa Guerra e Santos Cosme e Damião, tem o objetivo de chamar atenção dos moradores e do governo do estado para os impactos ambientais sobre o rio que dá nome à cidade.

Segundo a comunidade, as águas do Rio São Domingos, um dos rios de Igarassu, são constantemente ameaçadas pelo lançamento de resíduos industriais, lixo e esgoto doméstico despejados em seu leito. A poluição dos rios e mangue são causados principalmente, por indústrias, que também causa poluição do ar, prejudicando moradores, população ribeirinha, pescadores e marisqueiras que sobrevivem da comercialização de pescados e mariscos. A ação acontece também nas redes sociais, com a hashtag #VemProRio, convocando a população a se engajar na luta.

 

Em solidariedade a situação do município de Mariana, em Minas Gerais, os estudantes fazem também críticas à exploração do homem sobre os recursos naturais. O projeto antecipa as comemorações ao Dia do Rio, celebrado m 24 de novembro. A data foi instituída devido à grande preocupação com a escassez da água e com a preservação da vida marinha e proteção dos recursos naturais.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL