Diario de Pernambuco
Busca
Coluna Diário Urbano: Projeto da Vila Naval é polêmico

Por: Jailson da Paz

Publicado em: 27/11/2015 11:08 Atualizado em:

Anote aí: o projeto urbanístico da Vila Naval, já polêmico, permanecerá em evidência nos próximos meses no Recife. E vai esquentar o debate. Após a promotora de Justiça Bettina Guedes ajuizar ação civil pública, no início deste mês, para que o município institua um plano específico de preservação para a área, em Santo Amaro, movimentos sociais do bairro iniciaram a coleta de assinaturas em defesa da Escola Estadual Almirante Tamandaré, construída na vila. O abaixo-assinado eletrônico surgiu após circular entre alunos, pais de alunos e funcionários da escola a notícia de que se pretende derrubar a unidade. No texto de abertura do documento, os organizadores reivindicam que o estado mantenha a escola aberta e o município se abstenha de liberar a licença de demolição. Ao se dirigir à prefeitura, reforça-se outro ponto-chave da polêmica: a participação popular no processo de elaboração do plano específico. Os movimentos sociais sabem do apoio do Ministério Público a esse ponto, frisado pela promotora de Justiça na ação civil pública. Bastante água passará por baixo dessa ponte. A Vila Naval, para nunca esquecermos, é um dos últimos espaços do Centro com grande capacidade construtiva e urbanisticamente privilegiado. Está perto do mar, do comércio, de pontos de lazer, de importantes vias públicas. Daí, tudo que for referente à vila alimentar polêmicas. Que essas venham para a melhoria da qualidade de vida.
 
Deixa para lá
O tratamento dado por pedestres e mototaxistas a um senhor alcoolizado, no Terminal Integrado de Xambá, em Olinda, revoltou algumas pessoas. Em lugar de ajuda, ele teve até água despejada na cabeça. 

Pressionou, ouviu

Moradores de Jaboatão que estiveram ontem no Encontro Metropolitano de Ordem Pública, em Piedade, cobraram do município a transformação do programa de segurança local em política pública. Estão certos, pois a descontinuidade é um dos pecados de nossos gestores. E a prefeitura disse sim.

Será reaberto…

Dois meses após o fechamento, o plantão noturno do Serviço de Pronto Atendimento Adulto e Infantil de Peixinhos (PSA) será retomado no dia 1º de dezembro. O acordo, assinado pelo Ministério Público e a Prefeitura de Olinda, resultou do movimento dos moradores e profissionais da saúde.

…Com lacunas

Embora a data da reabertura esteja certa, a proposta de regularização de todos os plantões do PSA vai ser apresentada em 21 de janeiro de 2016. Até lá, o município ainda deve encontrar a fórmula de preenchimentos das vagas abertas, enquanto os pacientes terão que acionar a chave da paciência.

Menos tuberculose

Com a dengue e a zika em evidência, um alento no Recife deve ser em relação à tuberculose. A cidade, permanecendo a tendência atual, terá menos registros em 2015 do que em 2014, com 1.602  notificações. Os casos de janeiro até agora representam 75,28% do ano passado

Causa desconhecida

Enfim, lideranças do Sertão assumiram a luta de famílias que tiveram parentes mortos por causa desconhecida e precisaram levar os corpos para exames em Caruaru ou Recife. As lideranças pedem ao estado a instalação de um Serviço de Verificação de Óbito (SVO) em Arcoverde.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL