Diario de Pernambuco
Busca
Ciclo de Natal Cantana Natalina será a primeira unindo os três poderes Celebração será no próximo dia 6 e acarretará em desvio na rota da ciclofaixa

Publicado em: 24/11/2015 19:39 Atualizado em: 24/11/2015 20:42

Foto: Wagner Ramos/SEI/Divulgação
Foto: Wagner Ramos/SEI/Divulgação
A Cantata Natalina do Recife já tem data marcada e será a primeira celebrada através da união dos três poderes. O ciclo natalino vai começar já no dia 6 com uma celebração na Praça da República. O evento foi articulado através da integração da Prefeitura do Recife, Governo de Pernambuco, Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa. Devido à Cantata, a ciclofaixa terá desvio no domingo.

"É a primeira vez que estamos juntos nessa jornada, num projeto muito bonito. Nós, enquanto Prefeitura do Recife, não poderíamos deixar de atender a um convite tão nobre. É tempo de planejarmos a paz, o mundo está pedindo isso nesse momento que tem sido tão doído, com tragédias ambientais e humanas. Estamos aqui juntos para mostrar que Pernambuco está unido, forte, e o Recife está trazendo os sentimentos de paz e renovação, e muita fé e esperança de um novo ano ainda melhor para o nosso povo", declarou Cristina Mello, primeira-dama do Recife.

Na Cantata Natalina, haverá um espetáculo com apresentação de reisados e pastoris na própria praça. Em seguida, a programação continua, distribuída em três palcos, iniciando as apresentações na frente do Palácio da Justiça de Pernambuco, depois em frente ao Teatro de Santa Isabel, e encerrando no Palácio do Governo. Entre as atrações estão a Orquestra Criança Cidadã, a  Banda Sinfônica e Coral Cidade do Recife, além dos Corais e Orquestra de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música e da Assembleia Legislativa.

A Praça da República vai estar iluminada de forma especial e terá um presépio, além da fonte em funcionamento. Todos os portões de acesso estarão abertos e todos os equipamentos que vão sediar o espetáculo, localizados no entorno da praça (o Palácio do Campo das Princesas, o Palácio da Justiça e o Teatro Santa Isabel) também estarão com iluminação temática, compondo a decoração geral da Cantata.

Estacionamento/Transfer

Para garantir o conforto, segurança e mobilidade do público, quem for ao evento de carro contará com três pontos de estacionamentos gratuitos: as sedes da Prefeitura do Recife, com 350 vagas, e do Tribunal Regional Federal – 5ª Região (TRF5),  ambos situados na Avenida Cais do Apolo, além da Assembleia Legislativa, situada na Rua da Aurora.

O transporte do público será realizado por ônibus cedidos pela Urbana-PE (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros no Estado de Pernambuco). O embarque e desembarque para aqueles que estacionarem seus veículos na sede da Prefeitura ou no TRF5 será realizado na Rua Martins de Barros (em frente à Secretaria da Fazenda). Já o embarque e desembarque daqueles que preferirem estacionar na Alepe será feito na Rua do Sol, em frente ao Liceu de Artes e Ofícios. Todos os portões de acesso à Praça estarão abertos.

Acessibilidade

As pessoas com necessidades especiais contarão com um serviço de transfer especial. O transporte dos passageiros será realizado por veículos adaptados do programa estadual PE Conduz, a fim de garantir comodidade e integridade física dos usuários. Toda a programação contará com tradução em Libras para as pessoas surdas e audiodescrição para os cegos.

Policiamento

A Polícia Militar fará a segurança do evento com policiamento ostensivo e apoio da Central de Vídeomonitoramento.  A Guarda Municipal do Recife estará a postos com 25 Agentes do Grupamento Tático Operacional.  O Corpo de Bombeiros será responsável pelo socorro de urgência, atendimento pré-hospitalar e prevenção a incêndios.

Mobilidade

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou um esquema especial de monitoramento de tráfego para a Cantata Natalina.  A operação vai ter início na noite da sexta-feira (4), com o monitoramento da área durante a montagem da estrutura do evento. Na ocasião, nenhuma via deverá ser interditada. Já no domingo (6), a partir das 16h, todo o entorno da Praça da República será interditado, na altura dos cruzamentos com a Ponte Buarque de Macedo e a Avenida Dantas Barreto. Dessa forma, os condutores que desejarem acessar o Bairro do Recife deverão realizar o desvio pela Avenida Dantas Barreto, Avenida Nossa Senhora do Carmo e Avenida Martins de Barros, depois acessar a Ponte Buarque de Macedo, que terá sua circulação mantida. Já as pessoas que pretendem sair do Bairro do Recife deverão utilizar a Avenida Cais do Apolo. No total, um efetivo formado por cerca de 20 agentes de trânsito será utilizado durante a operação, que tem o intuito de garantir a segurança viária e a orientação dos condutores.

Ciclofaixa

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, fará uma alteração no percurso da Ciclofaixa de Turismo e Lazer, em função da Cantata Natalina. Apenas no dia 6 de dezembro será desativado o trecho da ciclofaixa da Ponte Princesa Isabel e o trecho em frente ao Palácio do Campo das Princesas.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL