Diario de Pernambuco
Busca
Educação Campanha da CTTU alerta para o uso da faixa de pedestres Em 2015, 243 pessoas foram atropeladas na cidade

Publicado em: 27/11/2015 07:40 Atualizado em:

Usar a faixa de pedestre na travessia das vias é um dos principais mandamentos para garantir a segurança do pedestre e é com base neste princípio que a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) lançou, ontem, a campanha A vida continua do outro lado da faixa. A peça publicitária será divulgada nos jornais impressos, rádios e TVs. Este ano, 243 pessoas foram atropeladas no período de janeiro a outubro. No ano passado, foram 376 atropelamentos. Grande parte dos acidentes ocorre por imprudência do pedestre na hora da travessia. 

A proposta da campanha publicitária é chamar a atenção do pedestre sobre os riscos de atravessar fora da faixa. A campanha também vai contar com agentes educativos, que serão destacados para atuar nos principais corredores viários da cidade. "A prefeitura tem se preocupado com isso desde o ano passado, nós temos hoje um quadro com tudo que acontece na cidade em relação ao trânsito, acidentes, colisões. A campanha vai ajudar a esclarecer toda a população dando dicas para evitar acidentes", afirmou o secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga. 

Desde 2013, os arte-educadores da CTTU atuam na orientação das travessias em cerca de 200 escolas. "A campanha começa agora e segue até o dia 15 de dezembro, mas ao mesmo tempo vamos estar com uma equipe de educadores nas vias. Nós chamamos atenção da pessoas motorizadas, dos pedestres, dos ciclistas, pois todos precisam respeitar a faixa", frisou Irineu Francisco, gerente de educação de trânsito da CTTU.

De 2013 até agora, a CTTU destacou entre as ações a aquisição de 76 novos equipamentos de fiscalização eletrônica e a pintura de quatro mil das seis mil faixas de pedestre existentes na cidade. Além da atuação de 348 orientadores de trãnsito.

Para o estudante Cleiton Bezerra, 24, os acidentes são causados por descuido no trânsito. "Reconheço que é uma questão de descuido. Por causa da pressa, o risco de ser atropelado é grande", ressaltou.

De acordo com os dados da CTTU de 2014 a 2015 houve uma redução de 25% no número de acidentes de trânsito. Em 2014, a média mensal chegou a quase 1,3 mil acidentes e este ano, a média mensal registrada foi de quase mil por mês.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL