Diario de Pernambuco
Busca
Drama Após sete décadas, Teatro de Paulista apresenta problemas estruturais

Por: Larissa Rodrigues - Diario de Pernambuco

Publicado em: 09/10/2015 08:11 Atualizado em:

Com 71 anos completados em maio deste ano, o Teatro Paulo Freire, em Paulista, passa por uma fase delicada. A estrutura do local, que tem capacidade para receber 400 pessoas, carece de cuidados. As paredes estão com infiltrações e as cadeiras do público com a tinta descascando. Partes do teto, sobretudo na sala de som, estão caindo e um dos aparelhos de ar-condicionado está quebrado e com os fios à mostra. Nas salas onde deveriam ocorrer reuniões entre atores, antes de cada espetáculo, funciona um anexo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), uma das queixas dos artistas que trabalham no teatro.

De acordo com o ator Vinícius Coutinho, um contrato entre a Prefeitura de Paulista e o TRE autoriza a ocupação dos espaços pelo tribunal no prazo de 30 anos. O documento foi assinado na gestão anterior. Ainda segundo o ator, em maio deste ano, no aniversário de 71 anos do teatro, não houve comemoração. Já uma reforma recente no local teria sido realizada sem engenheiro e arquiteto. “Pintaram as paredes de azul para esconder as rachaduras. Falta curtinaria, banheiros novos, lanchonete e telefones. Entregamos um ofício à prefeitura e à Secretaria de Cultura de Paulista solicitando mais atenção com a casa, mas nada foi feito”, afirmou.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura de Paulista confirmou a cessão de uso de espaço para o TRE e disse que o contrato, assinado em 2011, estende o prazo por vários anos. Segundo a secretaria, quando a atual gestão soube do documento, em 2013, tentou cancelá-lo, mas o TRE ocupou o espaço de forma legal, com projeto que passou pela Câmara de Vereadores.

A secretaria ressaltou que foram feitas melhorias no teatro. De acordo com os representantes da pasta, o espaço ganhou neste ano serviços de manutenção na parte hidráulica e elétrica, pintura, revitalização recuperação do teto e da iluminação. Além disso, a prefeitura afirmou ainda que foram substituídos os aparelhos de ar-condicionado e do sistema de som. Por meio de nota, a Prefeitura de Paulista informou que o teatro atende às normas de segurança do Corpo de Bombeiros, que vistoriou e emitiu licença de funcionamento do espaço.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL