Diario de Pernambuco
Busca
Bicicleta Quase dois anos e plano cicloviário não sai do papel

Por: Thais Arruda - Diario de Pernambuco

Publicado em: 24/09/2015 07:11 Atualizado em: 24/09/2015 12:52

Ao completar 595 dias do lançamento do Plano Diretor Cicloviário (PDC), uma audiência, ontem, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) discutiu os rumos da proposta do sistema cicloviário do estado. O PDC prevê a inclusão das bicicletas no cotidiano urbano e a implantação de uma rede com 590 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas até 2024, mas quase dois anos depois de lançado ainda permanece sem prazo para sair do papel.

O projeto para pensar no espaço urbano de uma nova forma foi anunciado em fevereiro de 2014 e inclui 14 municípios da Região Metropolitana do Recife. De acordo com Guilherme Jordão, coordenador geral da Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo), a demora para o projeto ser colocado resulta em mais vítimas no trânsito. “Sabemos que investir no projeto hoje é o modo mais eficaz de priorizar as vidas que são perdidas diariamente no trânsito violento que temos e desde que o PDC foi lançado nenhum quilômetro foi feito pelo estado e prefeituras”, criticou.

A capital pernambucana construiu na atual gestão 5,4 km de ciclovias e as outras três maiores cidades da região - Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista - ficaram perto disso. Recife tem atualmente uma malha cicloviária de 33 quilômetros, dividida em 10 rotas, sendo sete de ciclofaixas, uma compartilhada e duas ciclovias. As duas mais recentes foram as ciclofaixas Arquiteto Luiz Nunes, nos bairros de Afogados e Imbiribeira, com 3,5 quilômetros, e a Marquês de Abrantes, ligando localidades da Zona Norte, com 1,9 quilômetro, considerada uma rota segura para os ciclistas que usam a Estrada de Belém.

Existem duas ciclofaixas com projeto executivo concluído: a Inácio Monteiro, com 2,8 quilômetros na Iputinga, e a Antônio Curado, com 2,4 quilômetros, no Engenho do Meio. As duas vão se conectar através do Cavouco, totalizando 8 quilômetros.

A única notícia com previsão de prazo foi o anúncio da elaboração do projeto piloto para construção de bicicletário nos 20 Terminais Integrados (TIs) para possibilitar uma intermodalidade dos ciclistas que usam metrô. Somente os terminais mais novos como Tancredo Neves, Aeroporto e Cajueiro Seco já foram inaugurados com esse tipo de equipamento. A audiência foi promovida pelo deputado estadual Edílson Silva (Psol) e contou com representantes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano e da Secretaria de Turismo e Lazer.

Pesquisa
A pesquisa com 35 mil ciclistas para embasar o plano, em seis municípios, apontou que 58% usam a bicicleta para ir ao trabalho, 15% se deslocam para compras e 10% como opção de lazer. 

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL