Diario de Pernambuco
Busca
Solidariedade Meia maratona de Gravatá vai ajudar a custear transplante de intestino

Publicado em: 10/08/2015 11:09 Atualizado em: 10/08/2015 11:21

Gravatá vai sedia, no próximo dia 25 de novembro, a primeira meia maratona do município, no Agreste de Pernambuco. O evento está sendo organizado pelo triatleta Jackson Ferraz. As inscrições custam R e podem ser feitas diretamente com o atleta pelo telefone 994256261.

Segundo Jackson, o valor arrecadado será totalmente revertido para ajudar a custear o transplante de intestino de um jovem de 18 anos, morador da cidade de Vitória de Santo Antão, Região Metropolitana do Recife (RMR). Weverton Fagner de Medeiros Gomes precisa ser submetido ao procedimento nos Estados Unidos, avaliado em  R$ 3,5 milhões.

Familiares do jovem também estão realizando uma campanha pelas redes sociais para salvar a vida do rapaz. Weverton  perdeu 90% do intestino após uma cirurgia de apêndice. O transplente deve ser feito no Jackson Memorial Hospital, em Miami. Para conseguir o dinheiro necessário foi aberta uma conta para receber doações.

O estudante do curso técnico de edificações da ETP de Vitória, está internado no Hospital Otávio de Freitas (HOF) desde o dia 16 de julho, quando foi realizada a cirurgia. Após o procedimento, os médicos detectaram que ele sofre da síndrome do intestino curto e a necessidade do transplante.

Para conseguir ajuda do governo no custeio do tratamento, a família também está dando entrada em uma ação judicial. Segundo o irmão de Weverton, Ubiratan Bernado Gomes Júnior, o mesmo caminho foi trilhado por outros dois brasileiros que estão internados no mesmo hospital em Miami:  Juninho, um adolescente de Curitiba de 16 anos, submetido ao transplante no dia 12 deste mês e Pedrinho, de um ano e 11 meses, que teve rejeição e aguarda por um novo órgão.

Ainda segundo Ubiratan, a cirurgia também é realizada em São Paulo, mas em fase de testes. De acordo com ele, todos os procedimentos realizados naquele estado resultaram em mortes, enquanto em Miami, todos os procedimentos vêm obtendo êxito.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL