Urbanismo Workshop internacional definirá projetos de requalificação da Lagoa Olho D'Água

Publicado em: 02/07/2015 17:24 Atualizado em: 02/07/2015 17:35

Foto: Annaclarice Almeida/DP/D.A Press
Foto: Annaclarice Almeida/DP/D.A Press
A Lagoa Olho D’Água, em Jaboatão, voltou a ser pauta de projetos de urbanização e requalificação. A área será discutida por 60 arquitetos brasileiros e estrangeiros, durante o V Workshop Internacional de Desenho Urbano, promovido pela escola de arquitetura Architectural Association School of Architecture – AA, em Londres, na Inglaterra, e o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco. Os profissionais irão propor soluções de urbanização e habitação social para a Lagoa Olho D’Água, conhecida como Lagoa do Náutico.

Entre os principais problemas detectados está o despejo de esgoto in natura, sobretudo nos canais, antigos cursos de água limpa, que deságuam na lagoa; ocupação habitacional desordenada e falta de controle urbano; insalubridade ambiental; problemas de assoreamento e vazão das águas quando a maré está cheia.

A região já vem recebendo investimentos federais desde 2010. Apesar disso, houve poucos avanços urbanísticos na área. Entre os trabalhos em andamento, está a requalificação da Avenida Miguel Arraes, ao longo do Canal de Setúbal, a reestruturação do Canal Olho D’Água e a entrega de 1.376 unidades habitacionais, em 2011 e 2012, para mais de quatro mil famílias da área.

Ontem, a diretora substituta da Secretaria Nacional de Habitação, Júnia Santa Rosa, apresentou, durante o workshop o projeto de Saneamento Integrado, com recursos do Ministério das Cidades, as obras de urbanização a partir desse projeto.

Ela ressaltou que o governo federal pretende continuar a investir nas habitações sociais da lagoa, onde existem diversos trechos que são Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS).

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL