Diario de Pernambuco
Busca
DER-PE Missa do Vaqueiro começa nesta sexta-feira com esquema especial de trânsito

Publicado em: 24/07/2015 13:39 Atualizado em:

A cidade de Serrita, a 535 km do Recife, recebe a 45ª Missa do Vaqueiro, maior evento religioso do Sertão pernambucano. Este ano, o evento começa nesta sexta-feira e segue até o próximo domingo, reunindo vaqueiros de todas as partes do Brasil. Durante todo o período, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE) realiza uma operação de trânsito nas rodovias próximas ao município.

Quarenta agentes estarão atuando, principalmente, na prevenção de acidentes e fluidez do trânsito. Em parceria com a Operação Lei Seca, o órgão comandará ainda algumas operações ao longo das festividades.

O homenageado é o lendário vaqueiro Raimundo Jacó, primo de Luiz Gonzaga. Além da homenagem, os visitantes podem conferir vaquejadas, pegas de boi, exposição de artesanatos e shows de artistas regionais e locais, como Gabriel Diniz, Josildo Sá, Quinteto Violado, Dorgival Dantas, Sela Rasgada e Coral Aboios.

De acordo com a tradição, o início da celebração é dado com uma procissão de mil vaqueiros a cavalo, que levam, em honras a Raimundo Jacó, oferendas, como chapéu de couro, chicotes e berrantes ao altar de pedra rústica em formato de ferradura.

A missa, uma espécie de romaria pela cidade, acontece sempre ao ar livre e se assemelha bastante aos rituais católicos, embora possua algumas particularidades. No lugar da hóstia, os vaqueiros comungam com farinha de mandioca, rapadura e queijo, todos montados a cavalo. Este ano, a Missa será celebrada por Dom Magnus Henrique Lopes, bispo de Salgueiro.

Outra tradição iniciada em 1974 e mantida até hoje é a das músicas que embalam a celebração. As nove canções, conhecidas como Rezas de Sol, foram compostas por Janduhy Finizola, um doutor amigo de Luiz Gonzaga, a pedido do próprio Rei do Baião e seguem a estrutura dos ritos da igreja, tendo sempre como protagonistas o vaqueiro e a religião. Três das nove músicas ainda chegaram a ser gravadas por Gonzaga.

A Missa do Vaqueiro é promovida pela Fundação Padre João Câncio, em parceria com a prefeitura de Serrita e a Associação dos Vaqueiros de Pega de Boi na Caatinga do Alto Sertão de Pernambuco (Apega).

Sobre Raimundo Jacó

Por sua habilidade, Raimundo Jacó não atraía apenas o gado, mas também a inveja de outros vaqueiros, o que teria ocasionado a sua morte. Foi seu cachorro, fiel companheiro na aboiada, que teria velado seu corpo, todos os dias, até morrer também.

Essa história se tornou um clássico sertanejo. Parte disso se deveu a Luiz Gonzaga, Rei do Baião e seu primo, que, três anos após sua morte, o imortalizou com "A morte do vaqueiro", uma de suas canções mais emblemáticas.

Não satisfeito, Gonzaga queria mais. Uniu-se a João Câncio dos Santos, o padre que, ao ver a pobreza e as injustiças cometidas contra os sertanejos, passou a pregar a palavra de Deus (só que vestido de gibão).

Juntos, fizeram do caso de Jacó o mote para o ofício do vaqueiro. A partir daí, no Sítio Lajes, em Serrita, onde o corpo de Jacó foi encontrado, passou-se a celebrar a Missa do Vaqueiro. O ano era 1970.

Como chegar

O município de Serrita possui cerca de 20 mil habitantes e está localizado na mesorregião do Sertão. Ao seu norte, encontra-se o estado do Ceará; ao sul, Terra Nova e Parnamirim; a leste, Cedro e Salgueiro; e a oeste, Moreilândia e Granito. O acesso, do Recife a Serrita, se dá pela BR-232 e pela PE-507.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL