Diario Urbano Relatório mostra superlotação das unidades de internação para adolescentes

Por: Jailson da Paz

Publicado em: 23/06/2015 07:20 Atualizado em: 23/06/2015 07:22

Em meio ao debate, às vezes puramente emocional, sobre a redução da maioridade no país, um relatório do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) divulgado ontem soprou racionalidade. O quadro descrito pelo documento, no qual está Pernambuco, é de superlotação das unidades de internação para adolescente. Das 26 unidades da federação, 17 enfrentam o problema, que dispensa conhecimento especializado para sabermos das consequências. As últimas rebeliões nas unidades da Funase do Cabo de Santo Agostinho e de Abreu e Lima, por exemplo, atestam que superlotação e violência caminham juntas. A primeira empurra a segunda para patamares mais altos. Para os profissionais e organizações atentos ao sistema de medidas socioeducativas não se surpreenderam com os dados do CNMP sobre internação em Pernambuco. Nem os relativos a unidades de semiliberdade, que abrigavam no ano passado 114,3% adolescentes acima da capacidade. O relatório ratificou o entendimento de que a situação alerta para o que pode vir caso o Congresso Nacional aprove a redução da maioridade de 18 para 16 anos. E nada apresente, sob os aspectos educacional e financeiro, para modificar a estrutura vigente. Abarrotadas, as unidades de internação e de semiliberdades para adolescentes serão lugar de empilhar pessoas.

 

Multa pesada

A caneta dos agentes de trânsito pesou em Caruaru, no Agreste. E com justiça. Mais de cinquenta veículos foram multados, em R$ 574, por estacionamento irregular e danos ao patrimônio público nos últimos dias. carros estavam parados sobre a calçada e o gramado da Praça do Rosário.

Imóvel de preservação

Deve continuar a polêmica sobre o novo endereço da Padaria Capela, nas Graças. O dono do estabelecimento fechou a porta do antigo endereço e deixou aviso de que reabrirá amanhã no imóvel modernista, 625, da Avenida Rosa e Silva. A reforma do 625 é considerada irregular pela prefeitura.

Falta o dono

Muita gente que passa pela Rua Lagoa Vermelha, na Iputinga, estranha a ausência do mestre de obra Iranildo Francisco Seabra na varanda da casa de madeira. É como se o imóvel construído sobre o caule de um flamboyant estivesse incompleto. E está com a morte de Iranildo, no dia 16 de junho.

Lista das ruas

Se ainda não tem, Paulista terá que listar todas as ruas não pavimentadas do município. Essa é a recomendação da promotora de Justiça Andréa Karla Queiroz. Ela determinou ainda que a prefeitura agrupe as vias por grau de necessidade de pavimentação e drenagem e indique os prioritários.

Aberta campanha

Com as doações em queda e o congelamento da tabela do SUS, a AACD iniciou campanha para arrecadar recursos. A meta é conseguir doações, através da agência Bradesco 3209, conta 66.666-1, para manter ao menos os cerca de 12 mil atendimentos realizados no ano passado.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL