Diario de Pernambuco
Busca
Mestres da Criatividade Alunos de escola pública do Recife criam jardim em projeto contra a violência Girassóis, ixoras, grama e peças decorativas foram cuidadosamente colocadas no espaço pelas crianças

Por: Anamaria Nascimento

Publicado em: 13/06/2015 16:00 Atualizado em: 12/06/2015 19:14

Projeto Semeando Amor, Colhemos Felicidade foi realizado com estudantes de 9 a 11 anos. Foto: Paulo Paiva/DP/D.A.Press.
Projeto Semeando Amor, Colhemos Felicidade foi realizado com estudantes de 9 a 11 anos. Foto: Paulo Paiva/DP/D.A.Press.
A violência pode dar lugar à paz. A partir dessa ideia, a professora Teresa Cristina Esteves, 46, deu início a um projeto para transformar agressão em diálogo na Escola Municipal Almirante Soares Dutra, no Cabanga, Zona Sul do Recife. Para conscientizar os estudantes de 4º ano (antiga 3ª série), a professora criou um jardim na entrada da unidade de ensino. Cultivando as plantas, os alunos aprendem sobre cuidado, paciência, respeito e carinho.

A ideia de trabalhar o tema surgiu em 2014, quando a professora estava completando um ano na rede municipal do Recife. Depois de 27 anos atuando em colégios particulares, Teresa, mesmo já sendo aposentada, aceitou o desafio de trabalhar numa escola pública. Ela passou em um concurso público em 2013 e reiniciou a carreira docente. “Aqui, muitos dos nossos alunos convivem diariamente com a violência e esse fato reflete nos relacionamentos com os colegas. Trabalhar valores, como amor ao próximo, nas aulas foi muito gratificante”, conta a professora.

Na sala de aula, os alunos aprenderam o conceito de violência e trabalharam o conteúdo produzindo textos em cordel, fazendo paródias de músicas e entrando em contato com obras de artistas plásticos que retratam o amor e a amizade. “O contato com a literatura foi fundamental. Diferentes gêneros textuais foram trabalhados, além de músicas, quadros e poesias”, explica Teresa. “Aprendi que não devemos usar a violência para conseguir algo. Quero uma escola mais bonita, com flores e amigos brincando”, diz a estudante Whitney Lima, 9.

Depois de trabalhar os conteúdos nas aulas, a professora levou os 24 alunos - a maioria moradora da comunidade do Coque - ao pátio da escola. Lá, fizeram um jardim. Girassóis, ixoras, grama e peças decorativas foram cuidadosamente colocadas no espaço pelas crianças. “Ao esperar a planta florescer, elas aprenderam sobre paciência. Outros valores, como respeito, altivez e longevidade, também foram trabalhados”, destaca a professora. “Não podemos jogar o lixo na natureza e, com amor, conseguimos o que queremos”, disse o estudante Elyson Souza, 9, sobre o que aprendeu com o projeto Semeando Amor, Colhemos Felicidade.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL