Diario de Pernambuco
Busca
Manifestação Integrantes do Movimento Ocupe Estelita permanecem acampados em frente ao prédio do prefeito

Publicado em: 08/05/2015 07:27 Atualizado em:

A calçada do prédio onde mora o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, no bairro da Torre, amanheceu tomada por barracas, onde permanecem acampados integrantes do movimento Ocupe Estelita. A manifestação teve início na noite desta quinta-feira. Cerca de mil pessoas (segundo cálculos da PM) chegaram ao local após caminhada que se iniciou no Derby. A promessa é seguir com a mobilização até que a sanção do plano seja revogada.

O plano específico, aprovado pela Câmara de Vereadores do Recife e sancionado pelo prefeito na segunda-feira, define parâmetros construtivos e urbanísticos para o Cais José Estelita, Cais de Santa Rita e Cabanga. O plano abrange a área onde será implantado o projeto Novo Recife, alvo da insatisfação dos manifestantes.

Na concentração, representantes do movimento explicaram que o trajeto seria mantido em segredo em nome da segurança. Por volta das 18h, a passeata interrompeu o tráfego da Agamenom Magalhães (sentido Olinda) até entrar na Joaquim Nabuco. Ocupando todas as faixas da Ponte da Capunga, os manifestantes sentaram no local por alguns minutos, antes de seguirem pela Avenida Visconde de Albuquerque.

Como o destino final da manifestação da última terça-feira foi o RioMar Shopping, alguns integrantes imaginaram que o protesto de ontem seguiria para o Plaza, em Casa Forte. Entretanto, os organizadores entraram na rua Conde de Irajá e, em seguida, na Neto Campêlo, onde barracas de camping foram armadas no jardim da frente do prédio onde vive Geraldo Julio, que cumpria agenda na prefeitura naquele momento.

Policiais do Gati, dos batalhões da área e de trânsito, além do Choque, acompanharam a passeata de perto e não houve registro de incidentes durante o percurso. Entretanto, moradores da vizinhança onde parte dos integrantes acampou denunciaram que muros foram pichados e que uma câmera de segurança do edifício do prefeito havia sido danificada. Moradores de prédios da rua teriam atirado ovos contra os manifestantes. A Prefeitura do Recife decidiu não emitir nota oficial sobre o protesto.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL