Paralisação Adesão à greve dos professores foi de 31% nesta sexta-feira Categoria voltou a cruzar os braços e participou de caminhada no Centro do Recife

Publicado em: 29/05/2015 18:10 Atualizado em:

 (Brenda Alcântara/Esp.DP/D.A.Press)
Os professores da rede estadual de ensino retomaram a greve nesta sexta-feira (29). Após uma suspensão que durou 24 dias, a categoria paralisou novamente pedindo reajuste de 13,01% a todos os profissionais. De acordo com levantamento realizado pelo estado, apenas 31% das escolas adediram ao movimento nesta sexta.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambco (Sintepe) não contabilizou a adesão nesta sexta. Os professores participaram de uma assembleia durante a tarde, onde foram repassados informes sobre o movimento. "Faremos um levantamento na segunda-feira (1º). A greve continua", afirmou o presidente do Sintepe, Fernando Melo.

Nesta terça-feira (2), uma nova assembleia será realizada, às 14h, sem local definido, para avaliar os rumos da greve.  

Confira a nota enviada pelo governo do estado na íntegra:

O Governo de Pernambuco lamenta a nova paralisação iniciada hoje (29), e apela aos docentes para que continuem em sala de aula, a fim de não causar prejuízos irreparáveis, principalmente, aos estudantes que estão prestes a realizar as provas do ENEM.

Já em relação aos professores que aderirem à greve, informa que com o intuito de assegurar a oferta regular do ensino e o acesso à educação, publicou nesta quinta-feira 28 no DOE, portaria conjunta entre as secretarias de Administração e Educação estabelecendo o desconto dos dias parados, bem como postergando a data da sua remuneração para o dia 05 do mês seguinte.

Com relação à primeira progressão prevista para junho, não serão beneficiados as professores grevistas conforme determina a referida portaria conjunta, que também estabelece que os professores de contratos temporários poderão ter seus contratos rescindidos.

Os servidores lotados nas escolas de Referência poderão ser removidos para a Gerência Regional a que estejam vinculados para posterior acomodação.

De acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Educação do Estado, 69% das escolas estaduais da rede pública funcionaram normalmente no dia de hoje; 20% aderiram parcialmente à greve e 11%, totalmente.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL