Diario de Pernambuco
Busca
Mobilidade Menos filas para quem for para o Litoral Sul no feriadão

Publicado em: 01/04/2015 15:38 Atualizado em: 01/04/2015 17:07

Foto: Rota do Atlântico/Divulgação
Foto: Rota do Atlântico/Divulgação
A Concessionária Rota do Atlântico articulou um esquema especial de tráfego para quem for para o Litoral Sul durante o feriadão. A expectativa é de que até 20 mil veículos transitem diariamente nos dois sentidos da PE-009. Para agilizar o serviço, a concessionária terá o reforço de quatro "papa-filas" para auxiliar no recolhimento da tarifa antes da chegada ao guichê. Eles atuarão durante a volta do feriado, a partir das 14h do domingo (5), quando se espera maior fluxo no Complexo Viário de Suape.

Na via expressa, os motoristas também poderão contar com o Serviço de Auxílio ao Usuário (SAU) que funciona 24 horas e gratuitamente através do 0800 031 0009. O SAU funciona com o suporte de seis inspetores de tráfego, um guincho leve e um pesado, uma ambulância com dois resgatistas e duas viaturas de inspeção. A frota inclui, ainda, um caminhão-pipa de combate a incêndios, equipes de limpeza e veículos para remoção de animais soltos na pista.

Estatísticas
Segundo um estudo realizado pelo Observatório Nacional de Trânsito no ano passado, em todo o Brasil, o Recife é a cidade com mais de 100 mil habitantes que tem mais mortes no trânsito. Por isso, a Concessionária Rota do Atlântico orienta os condutores a adotarem medidas de segurança como a revisão periódica do veículo, a utilização do cinto de segurança em todos os bancos e não combinar álcool e direção. Além disso, devem respeitar os limites de velocidade e as sinalizações existentes ao longo da via. Desde o início de sua operação, em janeiro de 2014, a Rota do Atlântico não registrou nenhum acidente com vítima fatal.

Fiscalização

A via administrada pela Rota do Atlântico é monitorada por câmeras de alta definição distribuídas ao longo da rodovia, com as imagens monitoradas pelo Centro de Controle Operacional (CCO). Antes de viajar, o motorista pode acompanhar pela internet o movimento no trecho concessionado, acessando o site www.rotadoatlantico.com.br, onde está disponível o link com imagens das câmeras instaladas. Além disso, o condutor pode seguir o twitter @rotadoatlantico para ter informações em tempo real da via. Em caso de acidentes ou situações adversas, os operadores do CCO acionam de imediato os serviços do SAU, que se direcionam ao local da ocorrência. Além dos recursos internos, a equipe está preparada para acionar recursos externos, como Corpo de Bombeiros e Policiamento Rodoviário.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL