Diario de Pernambuco
Busca
Saúde Dia Mundial de Combate à Doença de Chagas será lembrado nesta terça

Publicado em: 13/04/2015 09:14 Atualizado em:

Para marcar o Dia Mundial de Combate à Enfermidade de Chagas, o Ambulatório e a Associação dos Portadores de Doença de Chagas e Insuficiência Cardíaca/IC de Pernambuco realizarão nesta terça-feira, dia 14, o III Encontro da Praça (Espaço Carlos Chagas), em frente ao Hospital Procape-UPE. O evento começará às 10h e será aberto à população, como forma de divulgar informações a respeito da doença de Chagas. Alunos dos projetos de extensão da UPE “Chagas: Um grande Coração 2015” e “Abraçando Corações”, funcionários do Ambulatório e voluntários da Associação estarão presentes no local, distribuindo panfletos e tirando dúvidas.

Paralelamente, na Casa de Chagas, que abriga o Ambulatório e a Associação, será oferecido um café da manhã, momento de confraternização, entre os pacientes em atendimento. Os médicos Wilson Oliveira Jr., Cassandra Barros, Silvia Marinho Martins, Cristina Carrazzone, Cristina Tavares, Lúcia Costa e  Glória Cavalcanti estarão fazendo atendimento aos pacientes e participando da atividade.

Diversas Associações, em todo o mundo, ligadas à Federação Internacional de Associações de Pessoas Afetadas pela Enfermidade de Chagas – FINDECHAGAS estarão promovendo eventos que possibilitem maior conhecimento a respeito da enfermidade, dando voz aos seus pacientes.A FINDECHAGAS conta com o apoio de entidades internacionais, tais como:  Organização Mundial da Saúde/OMS, a Fundação Lionel Messi, a Fundação Barcelona, Médicos Sem Fronteiras, DNDin dentre outras. A Federação tem como objetivo ouvir  as Associações dos diversos países, endêmicos e não endêmicos, estabelecer a troca de experiências, trabalhar o associativismo, fomentar a discussão sobre Chagas junto à comunidades: político/sanitária, técnico/científica e geral.

O dia 14 de abril foi escolhido como o Dia Mundial de Combate à Enfermidade de Chagas, pelos membros de FINDECHAGAS, justamente porque foi o dia em que o pesquisador brasileiro, Carlos Chagas, há 106 anos, comunicou sua descoberta à comunidade científica da época. O dia será marcado como um alertar sobre a grave problemática da doença de Chagas no mundo. Estima-se que hoje há cerca de 100 milhões de pessoas estão sob risco de infecção pelo parasito, dos quais apenas 10% tem acesso ao diagnóstico, com 200 mil novos casos a cada ano e 20 mil mortes decorrentes da doença. Com esses dados alarmantes, nós afetados, de uma forma direta ou indireta pela doença de Chagas, não podemos permanecer calados.

SANAR - Em Pernambuco, um dos estados endêmicos no Brasil, conta com um pioneiro Programa de Enfrentamento às Enfermidades Negligenciadas, Programa Sanar da Secretaria Estadual da Saúde que com Ambulatório de Referência do Procape, desenvolve ações que possibilitem o diagnóstico precoce, o tratamento integral e educação continuada. Esse programa exitoso tem sido premiado em várias esferas do país.

SOBRE A DOENÇA DE CHAGAS – Ainda considerada uma doença no rol das negligenciadas, a doença de Chagas constitui um grave problema de saúde pública para a América Latina, com repercussão mundial. Ao contrário do que se pensa, ainda não foi totalmente controlada. É causada pelo Trypanosoma cruzie as formas de transmissão de maior importância epidemiológica são a vetorial através de insetos hematófagos, os triatomíneos (barbeiros), a transfusional, a congênita e a oral. A globalização com os movimentos populacionais aumenta o potencial de disseminação da enfermidade para países não endêmicos, especialmente naqueles onde não é feita a triagem sorológica em bancos de sangue e em órgãos e tecidos doados.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL