Diario de Pernambuco
Busca
Educação Biblioteca provisória montada em um bar na beira-mar de Maracaípe muda hábito de jovens Projeto precisa de doações, que podem ser feitas em dois pontos no Recife

Por: Anamaria Nascimento

Publicado em: 05/04/2015 14:00 Atualizado em: 03/04/2015 13:31

Espaço funciona temporariamente no bar La Cabane. Foto: Monique Santos/DP/D.A.Press (Monique Santos/DP/D.A.Press)
Espaço funciona temporariamente no bar La Cabane. Foto: Monique Santos/DP/D.A.Press
A prancha de surfe, principal companhia dos adolescentes de Maracaípe nas horas vagas, tem sido deixada de lado por alguns momentos e trocada por livros. A instalação de uma biblioteca provisória no bar La Cabane, na Avenida Beira Mar, tem mudado a rotina de crianças e adolescentes que vivem na praia do município de Ipojuca. Cerca de 200 livros, entre clássicos da literatura brasileira, títulos infantojuvenis e obras de autores estrangeiros, são disponibilizados nas mesas do bar e não é difícil encontrá-los nas mãos dos moradores de Maracaípe.

As idealizadoras do projeto e proprietárias do bar, a surfista Monique Santos e a produtora de eventos Noala Costa, esperam, agora, montar um espaço fixo com melhor infraestrutura para receber os leitores. O objetivo é construir uma biblioteca ao lado de onde funciona o bar.

Elas esperam doações de mais livros e de móveis, como baús e estantes, para equipar a sala de leitura.
“Nasci em Maracaípe, mas morei 15 anos na Espanha. A diferença dos hábitos de leitura do europeu e dos adolescentes de Maraca chamou minha atenção. Foi quando decidimos trazer livros para o bar”, conta Noala.

Atualmente, não existe nenhuma biblioteca em Maracaípe. A única unidade de ensino da praia, a Escola Municipal Maria José Ferreira de Oliveira, atende a 206 estudantes, mas não conta com o espaço.

O best-seller A menina que roubava livros, a biografia Nelson Mandela: Conversas que tive comigo e o infantil Aninha, a bruxinha buscapé estão entre os títulos disponibilizados no bar que aguardam prateleiras para serem guardados.

“A ideia de fazer a biblioteca na beira-mar surgiu de uma ida à Pipa, no Rio Grande do Norte. Lá, há um espaço semelhante na praia. Pensamos: por que não fazer algo assim em Maracaípe?”, lembra Monique. “Hoje, a escola municipal da vila nos apoia, por meio do projeto Caminho das Letras, mas precisamos de mais ajuda”, completa.

Estantes, baús e livros para a biblioteca podem ser doados em três locais. Em Maracaípe, as doações são recebidas no bar La Cabane, na Avenida Beira Mar. No Recife, os livros podem ser deixados em duas unidades da academia Unic Espaço de Metas, nos bairros do Parnamirim, Zona Norte da cidade, e Boa Viagem, na Zona Sul.  

Serviço - Onde doar livros e equipamentos para a biblioteca:

No Recife:
Unic Parnamirim
Rua Sebastião Alves, 88, Parnamirim, Recife
(81) 3269-5948

Unic Boa Viagem
Rua Amazonas, 211, Boa Viagem, Recife
(81) 3326-3661

Em Maracaípe:
La Cabane Bar
Avenida Beira Mar, s/n, Maracaípe, Ipojuca
(81) 9759-8014

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL