Diario Urbano Banheiros públicos da orla de Boa Viagem fechados no feriado

Por: Jailson da Paz

Publicado em: 22/04/2015 08:10 Atualizado em:

Combinação perfeita a de ontem no Recife. Feriado e sol. O resultado, óbvio, foi praia lotada. Em Boa Viagem, banhistas disputaram as sombras dos coqueiros, as cadeiras das barracas e os chuveirões. Havia tudo para um dia 21 de abril perfeito. Quase tudo... Depois do mergulho e do copo de cerveja ou de refrigerante, muita gente correu para os banheiros públicos da orla. E perceberam no aperto não ter espaço para o alívio. Banheiros estavam fechados. Para as mulheres, desespero e vexame. Desespero de quem precisava sair à procura de estabelecimentos dispostos a permitir a entrada das damas aos sanitários. Vexame por serem obrigadas a lidar com homens urinando a céu aberto e em plena luz do dia. Em resumo, vergonha. Dupla. A das mulheres, baixando a cabeça para fugir das cenas. E a da cidade, que, no meio da tarde, estava com um dos seus endereços mais nobres tomado por um cheiro e por poças desagradáveis. Motivo de elogios de moradores da cidade e turistas, os banheiros públicos da orla foram ontem ponto negativo em um roteiro de que poderia ter sido fechado com nota excelente. Não fechou e ficou a dúvida, para os banhistas, se os sanitários tinham sido construídos para eles. Ou para inglês ver.

A placa do poeta

Na Rua do Bom Jesus, a escultura do poeta e compositor Antônio Maria é ponto obrigatório para se fotografar no Bairro do Recife. Mas o desafio aos visitantes, caso não tenham a companhia de um guia turístico, está em descobrir quem é a personalidade esculpida, pois a placa de sinalização desapareceu. Faz tempo.

Só sei que foi assim!

Exemplar a Lei Municipal 18.131/2015 em matéria de antecipação. A Prefeitura do Recife nem sequer anunciou qual o próximo logradouro público a construir, mas o prefeito Geraldo Julio (PSB) já garantiu o nome do homenageado. Será o do escritor paraibano Ariano Suassuna, que faleceu em julho de 2014.

Mais de meio milhão

De uma só vez, o TCE está obrigando um engenheiro, uma ex-secretária municipal e três empresas a ressarcirem R$ 580.228,90 aos cofres da Prefeitura de Escada. A quantia foi empregada irregularmente, entre 2011 e 2012, na contratação de transporte escolar, na construção de escolas e na pavimentação de ruas.

Poucos para muitos...

Quando perguntados sobre segurança pública, moradores de Glória do Goitá, na Mata Norte, têm uma conta na ponta da língua. Por aqui, dizem, é um policial para10 mil habitantes. Calculam: o município possui, segundo dados do IBGE, uma população de 30 mil pessoas, enquanto a força de segurança dispõe de três homens.

...Nas ruas de Glória

A ausência de policiamento, segundo instituições, escolas e movimentos do município, figura entre as causas da crescente violência em Glória do Goitá. Por isso, saem hoje, a partir das 7h, em passeata pelas ruas do centro da cidade. O protesto para pedir “socorro” ao governo do estado deve terminar nas PE-040 e PE-050.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL