Religião Arcebispo preside celebrações da Semana Santa Momentos de celebração, recolhimento e reflexão sobre o maior ato de amor pela humanidade marcam o período mais importante para os cristãos: a Semana Santa

Publicado em: 01/04/2015 08:44 Atualizado em: 01/04/2015 10:34

A Igreja Católica intensifica nesta quinta-feira as celebrações religiosas da Semana Santa. O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, se reúne com 116 paroquianos para abençoar os Santos Óleos. A missa acontece às 9h, na Igreja da Sé, em Olinda. Os óleos abençoados serão usados durante o ano pelas paróquias nos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos. Na ocasião, também acontece a renovação dos votos sacerdotais.
À tarde, os fiéis participam da tradicional Missa da Ceia do Senhor – Lava Pés. A cerimônia faz memória ao momento em que Jesus estava reunido com os apóstolos antes de ser preso. Naquela ocasião foi instituída a Eucaristia e o ministério sacerdotal. Dom Fernando repetirá o gesto de humildade de Jesus, lavará e beijará os pés de doze pessoas.

“Este ano vou celebrar toda a Semana Santa na Catedral. Inclusive, a Missa de Lava Pés. Em função da Campanha da Fraternidade 2015, cujo tema é “Fraternidade: Igreja e Sociedade”, serão convidadas pessoas merecedoras de especial atenção da Igreja e das pastorais. Entre elas, crianças, idosos, deficientes físicos, morador de rua, dependente químico, gestante, ex-presidiário e soropositivo”, adiantou o arcebispo. Após a celebração, padres atenderão os fiéis em confissão.

A Sexta-feira da Paixão, 3 de abril, é o único dia do ano em que não se realizam missas em nenhuma igreja católica do mundo. Para marcar a crucificação e morte de Jesus às 15h, o arcebispo preside a Celebração da Paixão, na Igreja Catedral. O rito é composto por Celebração da Palavra (leitura de Salmos e do Evangelho da Paixão), Oração Universal da Igreja, Exaltação da Santa Cruz e Comunhão. Em seguida, os fiéis seguem a Procissão do Senhor Morto, que percorrerá as ruas do Sítio Histórico de Olinda.

No Sábado de Aleluia, a Igreja vivencia a espera da ressurreição de Jesus. A partir das 20h, no Alto da Sé, os católicos participam da Vigília Pascal. A celebração começa pela bênção fogo e do Círio Pascal – grande vela que representa a luz do Cristo ressuscitado. Durante o ritual, os católicos renovam as promessas batismais. Em seguida, a missa segue os ritos tradicionais. Na alegria da ressurreição de Cristo, no Domingo de Páscoa, dom Saburido celebra missa a partir das 9h. A data marca o início do período Pascal para a Igreja. O tempo litúrgico tem duração de 50 dias, encerrando com a Festa de Pentecostes.

À tarde do domingo, o arcebispo participa da Caminhada da Ressurreição no bairro de Beberibe, Zona Norte do Recife.  A concentração será às 15h, na Praça da Convenção. A caminhada seguirá por algumas ruas e retornará ao ponto de partida, onde acontece a Celebração Eucarística presidida por Dom Fernando.

 

Nesta quarta-feira, o arcebispo presidirá Missa de encerramento da Via Sacra da Fraternidade promovida pelo padre João Carlos Ribeiro. A Celebração Eucarística será às 11h na Basílica Nossa Senhora do Carmo, bairro de Santo Antônio, no centro do Recife.
Ele também assistirá duas encenações da Paixão de Cristo em paróquias da Arquidiocese. O compromisso do arcebispo será na Macaxeira, onde receberá homenagem e participa da abertura do espetáculo da Paixão de Cristo de Casa Amarela. A peça mudou de local este ano. Diferente das edições anteriores, ela não será realizada no Largo da Feira, no Alto Santa Isabel, e passará a ser encenada no Parque Urbano da Macaxeira. O início está previsto para as 21h. Na ocasião, os organizadores do evento homenagearão o arcebispo e o seminarista da Diocese de Afogados da Ingazeira, William Bezerra, morto em um acidente automobilístico no mês de janeiro.

Já na sexta-feira, será a vez de participar da dramatização promovida pela comunidade católica de Maranguape II, em Paulista. A tradicional Paixão de Cristo do bairro será encenada na sexta-feira, a partir das 19h. A apresentação terá como palco a Praça José Lopes de Araújo, que fica ao lado da Associação de Moradores do bairro. Esta é a 15ª edição do projeto e terá como presente a participação do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, que acompanhará a dramatização pela primeira vez.
Promovida pelos jovens do Grupo de Arte e Cultura Unidos pela Fé (GACUF), membros da Capela Jesus Redentor, a peça tem a missão de evangelizar através dos ensinamentos de Jesus Cristo e da arte cênica. A capela faz parte da Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, cuja sede está localizada no centro da cidade do Paulista.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL