Ensino Novos caminhos para educação em debate no Palácio Campo das Princesas

Publicado em: 30/03/2015 21:07 Atualizado em:

Reunião aconteceu no Palácio Campo das Princesas. Foto: Wagner Ramos/SEI/Divulgação
Reunião aconteceu no Palácio Campo das Princesas. Foto: Wagner Ramos/SEI/Divulgação
Em busca de novos caminhos para o desenvolvimento da educação no estado, o governador Paulo Câmara reuniu, nesta segunda-feira (30), no Palácio do Campo das Princesas, o conselho dos Amigos da Educação. A comissão é formada por representantes das principais entidades que debatem o tema no Brasil.

Na ocasião, o secretário estadual de Educação, Fred Amâncio, apresentou o modelo educacional utilizado pela gestão e foi elogiado pelos convidados. Foi lembrado o crescimento do Ensino Médio em Pernambuco avaliado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O estado saiu da 12ª colocação para a 4ª, em 2013. Além disso, também registrou a menor taxa de abandono da modalidade, apenas 5%. A média nacional é de 50%.

O diretor-presidente do Instituto Natura, Pedro Villares, disponibilizou as ferramentas da entidade ao governo. "Conheço vários sistemas estaduais e não conheço um sistema tão bem integrado, além de um governador que dedique a tarde inteira para analisar a estratégia de Educação do seu estado”, comentou. O presidente do Instituto de Co-responsabilidade pela Educação (ICE), Marcos Magalhães, também participou do evento. "Há um longo caminho a percorrer, mas o que é fundamental é apontar para a direção certa”, avaliou.

O governador Paulo Câmara considerou a reunião positiva. "Tivemos a oportunidade de conversar com pessoas que têm estudado o tema e aplicado suas ideias em vários outros locais. Estamos trocando experiências, mostrando o que fizemos e o que podemos fazer. Recebemos muitas contribuições para elevar a qualidade do ensino, valorizar o professor e avançar mais no Ensino Integral e nos cursos técnicos", resumiu.

A reunião ainda teve a presença do vice-governador Raul Henry, da fundadora do Instituto Todos pela Educação, Maria Lucia Meirelles Reis, da pesquisadora da Universidade de São Paulo Paula Louzano e do pesquisador do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS) no Rio de Janeiro Pedro Schwartzman.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL