Diario de Pernambuco
Busca
Santo Amaro Emoção marcou sepultamento do músico Jessé de Paula Parentes e amigos se despediram do artista que morreu após ser atingido por retrovisor de um trem

Por: Wagner Oliveira - Diario de Pernambuco

Publicado em: 11/03/2015 17:40 Atualizado em: 12/03/2015 09:47

Corpo foi sepultado no Cemitério de Santo Amaro. Fotos: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Corpo foi sepultado no Cemitério de Santo Amaro. Fotos: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Ao som de um violino, o corpo do músico Jessé de Paula Silva, 30 anos, foi sepultado na tarde desta quarta-feira, no Cemitério de Santo Amaro, no Recife. Parentes, amigos e alguns admiradores do trabalho do músico se emocionaram na despedida do artista que ganhava a vida levando música clássica às pessoas em viagens de ônibus e metrô no Grande Recife. Jessé morreu na tarde dessa terça-feira após ter sido atingido pelo retrovisor de um trem na Estação Largo da Paz, em Afogados.

Muitos artistas estiveram no velório de Jésse. Entre eles, a cantora Cristina Amaral, o músico Jau Melo e o maestro Israel França, que conheceu Jésse em uma das apresentações que o violinista fazia no ônibus da linha Casa Caiada. “Eu já tinha ouvido falar no trabalho dele. Estava sentado no ônibus quando ele subiu e começou a tocar. Quando ele olhou para mim, me reconheceu e deu um sorriso. Depois desse dia, ficamos amigos”, contou o maestro, que passou um tempo tocando na Espanha.

Maestro Israel França tocou na despedida do amigo que conheceu durante uma viagem de ônibus. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Maestro Israel França tocou na despedida do amigo que conheceu durante uma viagem de ônibus. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
A morte de Jésse está sendo investigada pela polícia. Segundo alguns passageiros que também aguardavam o metrô, o músico estava na plataforma quando foi atingido e caiu na plataforma. Uma das versões para o fato é de que Jessé estaria contando cédulas de dinheiro quando uma nota caiu. Quando ele se curvou para apanhar o dinheiro do chão, o metrô estava chegando à plataforma. À perícia, outros usuários do metrô disseram que Jessé estaria mexendo no aparelho celular e de costas para o trem.




História


A história de Jessé de Paula já foi contada pelo Diario duas vezes: em 2009, no caderno Vida Urbana, e em 2012, na revista Aurora. O violinista Jessé de Paula, tinha como palco os ônibus da Região Metropolitanado Recife (RMR) e como sonhos, gravar um disco e ter um violino elétrico. A remuneração do artista vinha do dinheiro arrecadado entre os usuários do transporte coletivo.

O violinista chegava a subir em 10 ônibus, diariamente. Fazia isso cinco ou seis vezes, por semana, tenando escolher os horários de pico e tocar para mais gente. "Todo artista tem que ir aonde o povo está", disse Jessé, em entrevista ao Diario, repetindo o verso da música de Milton Nascimento.

Tocava de frevo a sinfonias. Entre as conhecidas de Capiba, Bach e Beethoven, também executava suas composições, músicas de melodias e ritmos regionais, como o xaxado e o baião, além de atender pedidos do público. Não pedia ingresso. “Quem quiser contribuir, dá o que quiser. A maioria respeita. E isso já é maravilhoso”, disse.

TAGS:
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL