Diario de Pernambuco
Busca
Recife CTTU notifica diariamente cerca de 300 motoristas por estacionamento irregular Infração, que ocupava o segundo lugar neste ranking no ano passado, já lidera com folga

Por: Larissa Rodrigues - Diario de Pernambuco

Publicado em: 27/03/2015 07:12 Atualizado em:

A funcionária pública Malu Leite Nunes, 35 anos, deixou o carro por meia hora na Avenida Boa Viagem. Foi levar o filho pequeno para tomar uma água de coco na orla. Um mês depois, recebeu uma multa por estacionamento proibido, a irregularidade mais cometida pelo motoristas recifenses atualmente, entre as infrações registradas pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). Neste ano, em menos de três meses, o órgão aplicou 24.176 notificações por esse motivo na capital. Cerca de 300 por dia.

A região central e o bairro de Boa Viagem são os locais onde mais se comete a irregularidade, que no ano passado ficou em segundo lugar, atrás do excesso de velocidade, mas agora aparece disparada na liderança. 

De acordo com as informações da CTTU, o registro é feito com denúncias e rondas dos agentes de trânsito. No Centro, campeão de infrações por estacionamento proibido, o órgão fez este ano 166 remoções de veículos. Apesar de Boa Viagem ficar em segundo lugar, lá o número de carros rebocados foi maior neste período: 181.

Como os dois lugares apresentam dados altos da infração, a CTTU montou um esquema especial de fiscalização. As equipes são itinerantes e formadas por agentes de trânsito e batedores (moto). As vias onde o problema é mais recorrente em Boa Viagem são a Carlos Pereira Falcão, Visconde de Jequitinhonha e Conselheiro Aguiar. Já no Centro, o Pátio do Terço, a Gervásio Pires e a Alfredo Lisboa se destacam.

Segundo a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, guinchos são colocados em locais estratégicos, mais fáceis de serem acionados. “A pessoa comete essa infração consciente de que está fazendo algo errado. É falta de cidadania, porque prejudica o pedestre.” A multa é de R$ 127 e quatro pontos na carteira.

Presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Simírames Queiroz acredita que a raiz do problema é a falta de valorização de outros modais. “Não existe oferta suficiente de vagas para a demanda de veículos e as pessoas não abdicam do carro, alegando a ineficiência do transporte público. Nunca uma cidade vai ter vagas suficientes.” Para ela, uma saída seria a carona solidária. “Ou os condutores poderiam se organizar para chegar mais cedo aos locais e colocar o veículo em vagas regulamentadas.”

saibamais

24.176     notificações por estacionamento irregular         aplicadas até 25 de março de 2015

11.084     aplicadas na região central da cidade,
    campeão de notificações, em 2015

7.535     em Boa Viagem em 2015

133.554 notificações aplicadas em 2014

Outras notificações da CTTU em 2015

11.505     por transitar em velocidade superior à permitida

5.990     avanço de sinal vermelho

5.322     dirigir usando fones de ouvido ou celular

2.486     deixar de efetuar o registro do veículo total

1.824     conduzir veículo sem os documentos

1.502     condutor ou passageiro sem cinto 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL