Meio Ambiente Ação conjunta de Suape e Cipoma devolve 2 mil caranguejos ao mangue

Publicado em: 25/03/2015 16:31 Atualizado em:

Dois mil caranguejos capturados ilegalmente no mangue situado na zona de preservação ecológica do Complexo Industrial Portuário de Suape foram devolvidos ao seu habitat nesta quarta-feira (25/3). Os crustáceos foram apreendidos na primeira operação realizada pela administração de Suape para garantir o período de reprodução dos caranguejos. A ação foi executada pela nova Gerência de Proteção Ambiental da Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Complexo com o apoio da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma/PMPE).

A operação foi iniciada às 10h30, no Engenho Ilha, no município do Cabo de Santo Agostinho, sendo finalizada no início desta tarde. Durante a operação, de caráter educativo, cerca de 20 pescadores que se encontravam na localidade foram abordados, resultando na apreensão de cinco armas brancas e a destruição de diversas armadilhas.

De acordo com o vice-presidente de Suape, Bernardo D´Almeida, a iniciativa serve para sensibilizar os pescadores quanto ao período de defeso do caranguejo, que é quando ocorre a liberação dos ovos, entre os meses de janeiro e março. Neste período, a captura do animal é expressamente proibida conforme a Portaria nº 34/2003 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama). Fora da época do defeso, os caranguejos capturados devem ter casco superior a seis centímetros, não podem ser fêmeas e a forma de apreensão só pode ser realizada manualmente, sem o uso de redes ou quaisquer outros tipos de armadilhas.

REFORÇO NO MEIO AMBIENTE
- “A operação integra o plano de ação de meio ambiente e sustentabilidade do Complexo para este ano, cujos investimentos totais somam R$ 20 milhões. Além dessa iniciativa, o plano prevê, entre outras atividades, restauração de mata atlântica, recuperação de mangue, estudo da fauna marinha e inclusão socioprodutiva para famílias no entorno de Suape.

SOBRE SUAPE
- “Âncora e locomotiva do desenvolvimento econômico de Pernambuco, o Complexo Industrial Portuário de Suape abriga um dos portos públicos mais eficientes do País e possui 150 indústrias em operação e em implantação, gerando emprego e renda para milhares de trabalhadores. As atividades portuárias e industriais ocorrem em um local que respeita o meio ambiente, tanto que 59% dos 13,5 mil hectares do território de Suape são destinados à preservação ambiental. Desde 2010, a administração do Complexo Industrial Portuário vem trabalhando na restauração de mais de 900 hectares de mata atlântica, o equivalente a 900 campos de futebol. Só em 2014, foi iniciada a restauração de 413 hectares. Todo esse trabalho comprova o compromisso do Governo de Pernambuco de promover o desenvolvimento com sustentabilidade para seus cidadãos.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL