Diario de Pernambuco
Busca
Ponte Duarte Coelho Tráfego muda no Centro do Recife para montagem do Galo da Madrugada

Publicado em: 11/02/2015 20:49 Atualizado em: 11/02/2015 23:40

Montagem da estrutura já é evento tradicional na cidade. Recifenses devem ficar atentos às mudanças no trânsito (Jaqueline Maia/DP/DAPress)
Montagem da estrutura já é evento tradicional na cidade. Recifenses devem ficar atentos às mudanças no trânsito


Os recifenses devem ficar atentos às mudanças no Centro do Recife a partir das 22h desta quarta-feira (11). A Ponte Duarte Coelho, neste horário, será interditada para a montagem do Galo da Madrugada, que este ano mede 27 metros de altura e pesa 33 toneladas. Assim, o tráfego de veículos ficará bloqueado até a Quarta-Feira de Cinzas (18), quando da desmontagem da estrutura.

De acordo com o artista plástico Sávio Araújo, responsável pela produção do Galo Maestro da Ponte 2015, a montagem começa a partir das 23h desta quarta (11), com previsão de término às 16h desta quinta (12). “Se não chover, a previsão será cumprida. Caso contrário a montagem poderá atrasar poucas horas. O mais importante é a segurança da nossa equipe e da maior escultura carnavalesca do mundo”, observa Sávio.

As peças do Galo serão transportadas em seis caminhões, do ateliê do artista, localizado no município de Igarassu, até a Ponte Duarte Coelho, no bairro da Boa Vista. A operação de transporte começou às 21h desta quarta (11).

O material usado na face do Galo foi a fibra do coco, 100% ecológico. Na produção da estrutura interna, foi usado o ferro. Foram usadas, ainda, 25 mil vassourinhas plásticas, tecidos com brilho (lupex) e emborrachados E.V.A (etil vinil acetato).

HOMENAGEM - O Galo Maestro 2015 reinará na Ponte Duarte Coelho com um sax dourado no peito e roupagem nas cores preta e amarela. A vestimenta reverencia o Maestro Spok e o Clube Bola de Ouro, que comemora 100 anos de fundação.

Este ano, o Galo também trará ilustrados em sua crista três passistas com suas sombrinhas. “Os ‘passistas-mosqueteiros’ representam os defensores do ‘Reino do Frevo’. Já a sua jaqueta terá uma estamparia estilizada em um abraço simbólico em louvor ao ritmo”, explica Sávio.

A escultura também usará fraque preto, marca do homenageado Spok, com dragonas de formatos de tapiocas e franjas de nego bom – em referência à culinária do Estado. Estamparias com cajus, limões e sementes de jerimum também estarão presentes. As esporas permanecem em formato de pistões, agora na cor dourado, e as caneleiras em formato de claves de clarinete, que serão pretas.

O CANTO DO GALO – Assim como nos anos anteriores, o Galo Maestro abrirá os festejos de Momo no Sábado de Zé Pereira, convidando os foliões para participar da festa. O Galo vai “cantar” o famoso frevo de Vassourinhas em intervalos de 15 minutos, a partir das 8h, enquanto aguarda a chegada do primeiro trio do Bloco Galo da Madrugada na Avenida Guararapes, por volta das 14h, e segue cantando até a passagem do último trio. “Enquanto canta, o galo vai ‘frevar’, executando o passo do parafuso através de giros de 360º em seu eixo, celebrando o momento do povo pernambucano, onde sonhos são transformados em realidade”, afirma Sávio Araújo.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL